Prefeitura de Aracaju realiza 27º Salão dos Novos na Galeria Álvaro Santos

Cultura
29/03/2019 07h02

Considerada uma porta de entrada para o mundo das artes plásticas em Sergipe, a Galeria de Arte Álvaro Santos, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), desempenha um importante trabalho na área. Localizado na Praça Olímpio Campos, no centro da cidade, o espaço reservado para abrigar uma série de exposições e eventos artísticos coletivos e individuais da cidade, foi palco, na noite de quinta-feira, 28, de um dos eventos mais importantes do calendário cultural aracajuano: o 27º Salão dos Novos. A mostra representou mais uma atividade da programação especial de 164 anos da capital, promovida pela Prefeitura de Aracaju.   

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi conferir de perto o evento e parabenizar os artistas sergipanos. “O Salão do Novos é sempre surpreendente, pois consegue trazer o que tem de novo nas artes visuais, incorporando novas técnicas. Fiquei impressionado com a qualidade. Tem óleo sobre tela, natureza morta, pintura abstrata, fotografia, estudo de luz. Achei extraordinário. Mostra o talento dos artistas sergipanos nas artes plásticas e visuais. O Salão cumpre o papel de apresentar o trabalho de quem está criando. Temos muitos talentos, nossa gente é muito criativa. Fico feliz, renovado com este trabalho”, comemorou. 

O presidente da Funcaju, Cássio Murilo, destacou a importância do Salão dos Novos para o crescimento artístico e cultural da cidade de Aracaju. “Uma galeria importante como essa, já revelou obras e artistas em contextos muito importantes de sua história. É necessário incentivar cada artista presente aqui hoje neste Salão. É o mundo da arte que nos humaniza e, nesse caso específico, diz o que somos e revela a nossa identidade. Estamos muito honrados em realizar o 27º Salão dos Novos, que já iluminou tanta gente, que trouxe mais orgulho em sermos sergipanos e aracajuanos”, afirmou. 

Durante o 27º Salão dos Novos, foram expostas 50 obras e três delas concorreram à premiação. O 1º lugar, entre os 34 artistas selecionados, ficou Davi de Souza Cavalcante que, com o trabalho “Imergir”, levou a fotografia sergipana para o topo. Em 2º lugar, veio a obra “Passageiros”, uma bela pintura de Ayslan Silva Santos Dantas. A terceira colocação foi de Yasmin Thainá Fontes Vasconcelos, com o tema “Nunca Mais”. Além dos três primeiros colocados, os artistas Bruno de Araujo Passos e Larissa Vieira Santos receberam menção honrosa.

“Essa é a primeira vez que participo do Salão dos Novos. Estou muito feliz por ter feito todo o processo democrático de seleção e ter sido premiado. Achei muito bacana a sensibilidade da Prefeitura de Aracaju em trazer um salão de artes plásticas para a nossa cidade. Ao mesmo tempo que proporciona aos artistas a terem possibilidade de espaços, também trazem para a sociedade um pouco mais de cultura local, para que a gente não fique refém de exposições fora do estado. A Funcaju é uma fundação que está sempre reforçando e batalhando por esses espaços. Por isso, é muito gratificante ganhar um prêmio como esse de valorização da arte da cidade”, vibrou o artista Davi Cavalcante. 

O 27º Salão dos Novos reuniu muitos amantes das artes plásticas que se encantaram com o que viram na Galeria de Arte Álvaro Santos, considerada umas das mais importante vitrines da arte e da cultura no Estado. “Acho muito importante a Prefeitura promover exposições de artes, dar visibilidade e proporcionar aos artistas plásticos a ocupação desse espaço público. Me chamou muita atenção as pessoas jovens e talentosas que expuseram seus trabalhos nesta edição. Fico muito feliz em ver a minha geração buscando seu espaço”, destacou a estudante Rebeca Gomes.
 
Vale lembrar que todas as obras são incorporadas ao acervo do Patrimônio do Município e a exposição permanece até o dia 29 de abril na Galeria de Artes Álvaro Santos, que fica localizada na praça Olímpio Campos, no centro da capital. Para mais informações, o contato é (79) 3211-3695.