Pesquisa sobre riscos no bairro Porto Dantas contribui com ações da Defesa Civil

Defesa Civil
03/04/2019 23h06

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), promove, de forma permanente, o desenvolvimento de informações que otimizem os processos de gestão no âmbito da Defesa Civil. O apoio à produção acadêmica também vem resultando em um diálogo produtivo para detalhamento de dados sobre as áreas de risco, em Aracaju. Esse foi o caso da pesquisa apresentada na última quarta-feira, 3, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o tema "Setores de risco de escorregamento de solo e suscetibilidade à enxurradas do Morro do Urubu".

Para o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, as parcerias para realização de trabalhos de conclusão de curso, desenvolvidos nas áreas de risco, contribuem para que o corpo discente dos cursos de Geologia e Geografia, possam estar afinados com os problemas do município de Aracaju. " Além do conhecimento sobre características das áreas de risco, a parceria serve para estreitar os laços entre a Defesa Civil Municipal e a Academia, uma vez que os frutos gerados através dessa produção de conhecimento e dos estudos mais aprofundados contribuem sobremaneira para a melhoria do nosso trabalho em relação à prevenção, especialmente nos períodos chuvosos", afirmou o secretário.  

O trabalho foi desenvolvido pelo concludente do curso de Geologia da UFS, Caio Costa, que contou com o apoio da Defesa Civil e de membros do Núcleo de Defesa Civil da Comunidade (Nudec), para a realização das atividades de campo. "Durante as visitas de campo, mediante o acompanhamento da Defesa Civil, a comunidade demonstrava confiança no trabalho que estava sendo desenvolvido naquele momento. Sem nenhum receio, os moradores abriam as portas das suas residências, pois sabiam que tanto o mapeamento como as instruções passadas a eles poderiam contribuir para diminuir os transtornos que são comuns a quem mora nessas áreas de encostas", revelou.

Para o estudo, a amostragem pesquisada refere-se ao pré-setor 3, do bairro Porto D'antas, onde já foram contabilizadas pela Defesa Civil cerca de 80 moradias, das quais 60 foram classificadas por intensidade de risco, através da pesquisa. Tal medida auxilia o direcionamento de prioridades e execução de ações específicas para redução de riscos. " Essas informações otimizam o nosso trabalho de detalhamento, casa a casa, para observação de todas as patologias e demais características que possam favorecer a vulnerabilidade do local", considerou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.

O trabalho será disponibilizado para a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil, como forma de contribuir para os trabalhos preventivos que já vêm sendo executados pela Prefeitura de Aracaju. Dentre essas ações está a formação do Nudec Porto Dantas, que amplia o diálogo entre o poder público e moradores de áreas de risco, assim como o mapeamento desenvolvido pela Defesa Civil, ações educativas e demais medidas integradas para redução de transtornos, especialmente no período chuvoso.