Prefeitura reúne Comitê Intersetorial para discutir fortalecimento do projeto ‘Aracaju Segura’

Assistência Social e Cidadania
03/05/2019 21h34

O projeto ‘Aracaju Segura’ foi desenvolvido ainda no início da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira com o objetivo de fomentar as ações que tem como objetivo enfrentar as diversas violações de direitos. Dentro do projeto, nove órgãos estão envolvidos no desenvolvimento de diversas atividades que são executadas nos quatro cantos da capital sergipana.


Nesta sexta-feira, 3, representantes de todos os órgãos se reuniram para discutir sobre os andamentos das ações e apresentar ao novo secretário da Assistência Social, Antônio Bittencourt, a proposta do programa e a importância da Assistência Social se fazer presente ao longo do desenvolvimento do plano elaborado pelo Comitê Intersetorial.


Segundo a presidente do Comitê Intersetorial e secretária adjunta da Defesa Social e Cidadania, Lilian Carvalho, a Assistência Social tem um peso muito grande no que se refere ao cumprimento das metas estabelecidas. Segundo Lilian, o encontro foi planejado para apresentar o projeto como todo, mas, principalmente, para reforçar a responsabilidade que a pasta carrega no que se refere à execução do trabalho proposto pelo Aracaju Segura. “Costumo dizer que o Aracaju Segura é o projeto mais matricial do Planejamento Estratégico da Prefeitura. Digo isso no sentido de estarem dentro dele, um grande número de secretarias envolvidas com a perspectiva de fortalecer a segurança e enfrentar à violência. Nós consideramos que esse primeiro encontro com o secretário Bittencourt foi essencial para que ele pudesse ficar a par de tudo que planejamos e entender melhor qual o papel da Assistência dentro do contexto geral do projeto”, disse.


Além de ter as unidades da Secretaria da Assistência Social como espaços para o desenvolvimento das atividades, a pasta ainda é um dos principais órgãos envolvidos no projeto, especialmente na construção de ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.


O secretário Antônio Bittencourt parabenizou a todos os representantes envolvidos pelo engajamento, responsabilidade e condução do programa. Segundo Bittencourt, a Assistência Social está envolvida com o projeto e sempre de prontidão para colaborar com as demandas frutos das discussões do comitê. “Vamos fortalecer esse projeto. Sem dúvida, seremos muito parceiros, porque ele é uma complementação daquilo que já trabalhamos na secretaria, no que diz respeito à prevenção e o combate das violações de direitos. Vamos seguir todos firmes no enfrentamento da violência na nossa capital”, forçou.


Comitê Intersetorial


O Comitê Intersetorial responsável por administrar o projeto é formado pelas secretariais municipais da Assistência Social; Educação; Juventude e Esporte; Defesa Social; Saúde e Meio Ambiente; pelas fundações municipais de Cultura (Funcaju) e de Formação para o Trabalho (Fundat), além da Guarda Municipal de Aracaju.