Emef José Souza de Jesus presta homenagem à professora Andréa Belizário

Educação
08/05/2019 15h05
Início > Notícias > Emef José Souza de Jesus presta homenagem à professora Andréa Belizário

A canção dava boas-vindas ao novo dia. “Bom dia, bom dia, linda luz do sol!”. A oração feita pela professora, junto com os alunos, pedia serenidade, coragem, sabedoria e resiliência. Uma hora do recreio diferente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Souza de Jesus, na manhã desta quarta-feira, 8, em que, com a presença de seus familiares, aconteceu uma homenagem à professora Andréa Monte Santo Belizário, morta há uma semana pelo ex-companheiro em frente à unidade escolar.

Para a família, a saudade de uma filha, irmã, mãe. Para os alunos, a lembrança de uma professora doce, incentivadora e amiga. Após o momento de oração no pátio da escola, novos balões brancos voaram pelos ares, repetindo o gesto feito na última terça-feira, 7. Cada balão carregava semente de girassóis que, ao entrar em contato com o solo, seja onde for, poderá germinar e levar a beleza e esperança de dias melhores.

Após visitar a sala de aula em que Andréa lecionava e conversar com seus alunos, os familiares da professora realizaram o plantio de uma árvore no jardim da escola. Da espécie acácia chuva-de-ouro, quando crescer, aquela muda se transformará em uma árvore com flores amarelas e estará próxima à janela da sala em que Andréa trabalhou. A mãe de Andréa, Vilma Siqueira Monte Santo, acredita que a presença da filha ficará eternizada na escola. “Minha filha lutou muito para voltar a trabalhar e estava muito feliz aqui. Essa homenagem representa a felicidade que ela estava sentindo e ficará para sempre como parte desta escola”, afirmou.

A equipe da Semed, que acompanhou a família durante toda a semana, também esteve presente na homenagem. “Finalizamos o acolhimento recebendo a família de Andréa Belizário na escola. Foi um momento de bastante emoção e estamos honrados em encerrar as homenagens à professora com a presença daqueles que fazem parte da sua história, sua mãe, seu pai, o irmão, a cunhada e seu filho, João Victor, e transmitir para eles todo carinho que todos da escola tinham por Andréa. Desde quinta-feira que nossos corações estavam angustiados, mas conseguimos, por meio de gestos simbólicos, aplacar a nossa dor e ajudar à família a superar esse momento tão difícil. A escola volta à sua rotina com o sentimento de paz plantado no coração de cada uma das crianças e professores e a certeza de que há beleza na vida, apesar de tudo”, comentou a coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Ana Débora Lima França.

Volta às aulas

Após o acolhimento realizado aos funcionários da Emef José Souza de Jesus na última segunda-feira, 6, as aulas retomaram na última terça-feira, 7, também com um acolhimento aos alunos e suas famílias, organizado pela Prefeitura de Aracaju, através das secretarias municipais da Educação (Semed), da Assistência Social e da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). “Em um momento como esse, eternizamos o que Andréa representou para esta escola, para os seus alunos, para seus colegas de trabalho. As aulas seguem normalmente e também o nosso apoio à sua família e aos nossos profissionais, pois precisamos de algo que nos faça ressurgir das cinzas para continuarmos a nossa missão”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.