Programa Saúde na Escola estimula adolescentes através do projeto Protagonismo Juvenil

Saúde
18/06/2019 15h51

Com o objetivo de tratar as temáticas referentes à saúde com jovens e adolescentes, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta terça-feira, 18 uma atividade relacionada ao projeto "Protagonismo Juvenil", na Escola Estadual Rodrigues Dória, localizada no bairro Siqueira Campos.

O objetivo do projeto é debater temáticas pertencentes ao dia a dia dos adolescentes, a partir da verificação da necessidade de abordar determinados temas com esse público. De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Escola (PSE) da Área de Promoção e Ações Intersetoriais da SMS, Aline Guimarães, é feito um mapeamento das regiões que necessitam um trabalho de conscientização mais efetivo e, assim, os técnicos procuram a escola, apresentam o projeto e pedem o apoio para que a equipe realize a abordagem sobre variados temas. “Tratamos sobre assuntos como prevenção de gravidez não planejada, doenças sexualmente transmissíveis, violência contra mulher, álcool, outras drogas e diversidade sexual, com o intuito de que eles reproduzam os conhecimentos adquiridos aqui em suas rotinas diárias, na escola e, principalmente, em casa", esclareceu.

A coordenadora explicou, ainda, que, durante as ações, são discutidas temáticas e desenvolvidas educação a partir do protagonismo juvenil. “Ao final, é elaborado um plano de ação pelos próprios estudantes. Nele, os participantes irão reproduzir e apresentar para os demais colegas, dentro da escola, um pouco do que aprenderam nesses encontros. Dessa maneira, eles não agem apenas como espectador, mas também atuam produzindo conhecimento para os demais”, afirmou Aline. 

Parceria com o Sons no SUS

Para o diretor da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS), Murilo de Brito, essas ações são desafiadoras por exigir uma linguagem diferente para chamar atenção dos participantes. “O Sons no SUS tem essa parceria de longa data com o Protagonismo Juvenil. Levamos algumas músicas populares e propomos um debate sobre o que elas nos trazem. Muito bacana porque, através da cultura musical popular, conseguimos levantar uma série de discussões pertinentes sobre respeito, ética e cuidado com o próximo. Os adolescentes de hoje podem e devem ser protagonistas de um mundo mais acolhedor e inclusivo”, explicou

A coordenadora pedagógica da escola, Jamile Santos, afirmou que algumas mudanças no comportamento dos estudantes já podem ser observadas. “Os temas do projeto estão sempre presentes no calendário pedagógico e são constantemente abordados através de articulações da escola. Não é somente a questão do conteúdo acadêmico. Temos que trabalhar a vivência deles também, o que está ao redor do mundo deles, o que veem no próprio bairro ou nos noticiários. Também é papel da escola educar”, expressou.