Esquema de segurança traçado pela Prefeitura garante tranquilidade ao público no Forró Caju 2019

Defesa Social e Cidadania
24/06/2019 23h00

Por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a Prefeitura de Aracaju montou uma eficiente estratégia de segurança e garante um ambiente traquilo a todo o público que participa do Forró Caju 2019, na praça de eventos Hilton Lopes. Ações integradas entre os órgãos de segurança, tecnologia empregada por meio do sistema de videomonitoramento e  medidas emergenciais de reforço à segurança fazem parte do esquema de proteção planejado e executado nas quatro noites da festa. A prevenção é o principal foco da atuação das equipes que atuam no local, mas, sempre que se fizer necessário as equipes estão preparadas, também, para a atuação ostensiva.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que, para um evento de grande porte, como o Forró Caju, o trabalho integrado das forças de segurança é o grande diferencial. “Com antecedência, todos os detalhes foram alinhados para que houvesse um amplo diálogo e interação na adoção de medidas efetivas dentro e fora do espaço do evento. Como já vem ocorrendo nos anos anteriores, a segurança das áreas periféricas, fora do evento, fica a cargo da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE). Também contamos com a atuação da Polícia Civil, que se soma de maneira significativa aos trabalhos”, enfatizou.

Para a área interna, completa o secretário Luís Fernando, são 210 profissionais atuando na segurança do maior festejo junino da capital. “São 70 guardas municipais, 70 seguranças contratados e 70 profissionais na equipe de apoio”, frisou. Ele reforça, ainda, que, para a segurança estrutural do evento, além dos agentes de Defesa Civil, que monitoram o palco e demais edificações montadas no evento, há também a atuação de 40 bombeiros civis.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Aracaju ficou responsável pelo patrulhamento interno e atuação nos postos elevados. Já a equipe de segurança particular opera uma rigorosa revista na entrada e saída do evento, além da atuação em pontos estratégicos, enquanto a equipe de apoio atua nos acessos, proximidades de banheiros, postos de atendimento ao público, dentre outras áreas da festa.

O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, reforça que para a distribuição das equipes nas áreas do evento há o auxílio do monitoramento realizado a partir de câmeras. “Conseguimos a partir das imagens identificar pontos que possam revelar maior vulnerabilidade, assim como a concentração de fatores que possam demandar maior atenção. O recurso otimiza o trabalho e torna mais precisa a atuação dos guardas municipais”, destacou.

Videomonitoramento

Além das equipes dispostas para a segurança interna do evento, a Prefeitura de Aracaju reforçou o monitoramento por câmeras no espaço. Este ano, o Forró Caju conta, pela segunda vez, com a operação da base móvel de videomonitoramento, com cinco câmeras de longo alcance. “As imagens auxiliam a atuação das equipes que realizam o patrulhamento na área interna e contribuem com o trabalho da polícia, para quem cedemos as imagens sempre necessário, para a identificação de suspeitos”, indicou o secretário da Defesa Social e da Cidadania.

Ao todo, estão dispostas no local, 30 câmeras do tipo speed dome, que possibilitam longo alcance e qualidade de imagem. Essas imagens são monitoradas em tempo real pelas equipes da Guarda Municipal, que contam com uma central, estruturada no local do evento, para garantir maior agilidade, interação e efetividade ao trabalho.  

Segurança estrutural

Durante todas as noites de programação a Secretaria da Defesa Social, por meio da Defesa Civil, monitora as estruturas do evento. Palco, camarotes e demais estruturas elevadas recebem a atenção das equipes que, também, realizam vistorias após o término da festa, para observar possíveis alterações. “Diante da identificação de alguma alteração na estrutura, procedemos a indicação de correção antes que seja retomada a programação”, pontou o coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado.

Associados a esse trabalho, 40 bombeiros civis atuam em reforço a segurança do público, garantindo a proteção em caso de incidentes.

O Forró Caju 2019 é realizado pela Prefeitura de Aracaju, com o patrocínio do Ministério do Turismo.