Sistema de videomonitoramento reduz o número de arrombamentos em escolas de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
14/08/2019 05h00

Com o intuito de garantir a segurança da comunidade escolar, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem implantado o sistema de videomonitoramento nas unidades escolares da rede municipal. A iniciativa reduziu de forma considerável o número de arrombamentos nas instituições de ensino. Em 2017, foram registrados 28 boletins de ocorrência. No ano passado, esse número caiu para 16. Isso significa uma redução de 42% no quantitativo. 
 
De janeiro até julho deste ano, a Semed registrou cinco ocorrências. Para a secretária Cecília Leite, a redução também é resultado da participação da comunidade. “Ao perceber qualquer movimento estranho, os moradores fazem a denúncia. O número de assaltos reduziu bastante e a expectativa é de zerar o indicador. Por isso, estamos trabalhando no sentido de articular os comitês, os pais e as comunidades”, destacou a secretária.
 
Até o momento, 14 escolas, consideradas como prioritárias, já possuem o sistema de videomonitoramento. Até 2020, a Prefeitura de Aracaju planeja contemplar todas as 74 unidades escolares da rede municipal e mais cinco prédios administrativos da Semed. A iniciativa faz parte do Planejamento Estratégico da atual gestão municipal. “Em 2017, identificamos várias escolas que foram invadidas. Esse era um problema constante na rede. Teve uma instituição de ensino, localizada na zona Oeste de Aracaju, por exemplo, que foi invadida 17 vezes somente em 2016. O videomonitoramento deixa alunos e professores mais tranquilos e seguros”, contou Cecília Leite.
 
Na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) José Garcez Vieira, localiza no bairro Siqueira Campos, a sensação é de mais segurança. Para a professora Cláudia Patrícia Melo Marinho, a instalação dos equipamentos inibe a ação de pessoas mal intencionadas. “Eu trabalho aqui há 14 anos. Lembro-me que uma vez um rapaz estava fugindo da polícia e acabou entrando aqui na escola. Graças a Deus não teve nada. Só o susto mesmo. Agora, com as câmeras a gente fica mais tranquila”, disse. 
 
Ao todo, foram instaladas oito câmeras na Emei José Garcez. A diretora da unidade, Maria Angélica de Jesus Santos disse que antes da isntalação dos equipamentos, foi feito um levantamento no local. “O pessoal da Semed veio, analisou a situação da escola e depois fez a instalação do material. Nós ficamos bem animados com a novidade. Desde o mês de maio deste ano que a sensação aqui é a melhor possível”, relatou. 
 
A secretária da Emei, Anailde Oliveira, também ressaltou a questão da segurança nas escolas com os equipamentos. “Quando as câmeras foram colocadas, os pais logo notaram e ficaram surpresos. Saber que estamos sendo vigiados, no bom sentido, é bom demais. Nós chegamos bem e voltamos para casa melhor ainda. Concluímos os nossos serviços sem nos preocuparmos”, afirmou.
 
Parceria

As câmeras estão espalhadas em pontos estratégicos das unidades e trabalham de forma integrada com outros sistemas de segurança, a exemplo da Central de Monitoramento da Guarda Municipal de Aracaju, tablets dentro das viaturas e a Base Comunitária de Videomonitoramento (BCVM). “Sabemos que a violência é um caso de segurança pública, mas enquanto tema transversal e que afete o universo escolar, faz-se necessária a execução de ações como essa do videomonitoramento. A gente precisa que o espaço da escola seja respeitado, pois é um ambiente de aprendizado”, enfatizou a secretária da educação.
 
Os três filhos da autônoma Maria Benicio de Lima estudam na Emef José Garcez Vieira. Ela garante que a instituição de ensino, além de oferecer um ensino com qualidade, proporciona segurança à comunidade escolar. “Quando alguém me pergunta sobre a escola, as referências são as melhores. Eu sempre digo as minhas amigas para matricularem os filhos dela aqui no Siqueira Depois das câmeras, aí é que eu convido mesmo. Aqui é uma maravilha. Não tenho o que falar”, elogiou.