Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Agência Aracaju de Notícias

Prefeitura realiza 17º mutirão para dar celeridade à análise de processos

17/08/19 11h39

Com o objetivo de dar mais celeridade à avaliação e instrução de processos administrativos oriundos dos servidores municipais, a Prefeitura de Aracaju realizou, neste sábado, o 17º Mutirão da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).

O gerente de Movimentação e Cadastro da Secretaria, Alexandre Barreto, revela que, em média, são analisados 250 procedimentos administrativos, o que traz resolutividade tanto para o servidor municipal quanto para a gestão. 

“Esse número extenso de resolução provoca no servidor o desejo de buscar cada vez mais o atendimento de suas solicitações, então, o número de demandas mensais cresceu significativamente”, revela Alexandre. 

A coordenadora Geral de Gestão de Pessoas, Fernanda Moura, explica que os mutirões são necessários porque, além de conseguirem concentrar a análise de um maior número de processos, são realizados aos sábados, quando a equipe técnica não tem atendimento ao público externo.

“Esse é um dos pontos principais, pois conseguimos focar nas demandas do servidor, além de realizar discussões técnicas sobre determinados temas voltados à uniformização da análise adotada pelos Departamentos”, explica. 

Alexandre lembra que a atual gestão herdou uma passivo grande de procedimentos, que já foi solucionado e acabou despertando o interesse do servidor para suas demandas. Hoje, segundo Fernanda, quando há represamento de processos por alguma questão, há um debate em torno da resolução dela, a fim de não manter os processos parados. 

O secretário da pasta, Augusto Fábio Oliveira, revela que o mutirão desse sábado é ainda mais significativo para a gestão, pois marca o abandono do processo em papel. “A partir de segunda (19), atendendo a uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, na Coordenadoria de Pessoal, todo o procedimento passa a ser virtual, aumentando a resolutividade deles”, afirma. 

Para que isso acontecesse, as equipes tiveram que ser alinhadas e focar na parametrização dos sistemas. “Assim, poderemos continuar atendendo com mais eficiência e resolutividade”, reforça. Os mutirões, segundo o secretário, continuarão a ser realizados quando houver demanda. 

“Nós adequamos a demanda trabalhando aos sábados. Hoje, são 23 servidores aqui, mostrando o compromisso da gestão Edvaldo Nogueira”, ressalta.