A fila de espera para creche e pré-escola foi zerada na comunidade. Isso porque, na manhã desta segunda-feira, 9, o prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou o anexo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, localizado no Marivan, que vai beneficiar crianças de 2 a 5 anos, atendendo à demanda das comunidades do Santa Maria e do 17 de Março.
As aulas na unidade começam de imediato, nesta terça-feira, 10, e muitas das crianças terão o primeiro contato com a educação formal, um alento para mães e pais que vinham buscando vagas em instituições de ensino e, agora, terão a oportunidade de ver seus filhos tendo educação de qualidade, perto de suas residências.
O casal Ozenilde dos Reis Carvalho e José Raimundo da Conceição são pais do Reuel, de 5 anos. Será a primeira vez que o pequeno vai à escola e os pais estão entusiasmados com a nova realidade do garoto. “Já estávamos tentando achar vaga para ele e, enfim, conseguimos, graças à iniciativa da Prefeitura de trazer esse Anexo para a comunidade. É uma ótima oportunidade para os estudos dele e todos precisam de educação”, afirmou José Raimundo.
Mãe de filha única, Maria Crislaine Batista sonha o melhor para a pequena Ana Clara, de apenas 3 anos. A partir da inauguração do Anexo da Emef Papa João Paulo II, ela acredita em dias melhores. “Eu trabalho e sempre me preocupo com quem vou deixá-la e, com ela na escola, estarei mais tranquila, sem contar que minha filha vai poder estudar, o que eu já vinha tentando há um tempo. Fiquei muito satisfeita em ver a escola pronta. Vai ajudar muita gente”, ressaltou.
O novo anexo vai atender a 270 crianças e conta com oito salas de aula, cozinha, depósito de alimentos e refeitório, pátio para recreação, brinquedoteca, quatro banheiros infantis e dois banheiros adultos.
Entre os funcionários que irão atuar no local estão Clênio Leite e Diego Sátiro. Eles são cuidadores especiais, que tratam, especificamente, de crianças com algum tipo de deficiência. Para Diego, é um amparo a mais para uma comunidade que tanto precisa de assistência.
“É como se, quando se inaugura um anexo, se ampliasse o olhar para essas famílias. Na sede da João Paulo II, já existe uma assistência, um cuidado e um profissionalismo muito grande e creio que assim será no Anexo também. Eu, particularmente, estou muito motivado”, frisou.
Clênio, por sua vez, acredita no desenvolvimento a partir da educação. “A escola vai atender duas das comunidades mais carentes de Aracaju e vejo isso como um caminho a mais para o desenvolvimento das futuras gerações. O caminho sempre será a educação. Fico muito feliz em poder atuar num anexo que vai ter um cuidado a mais para quem precisa de maior atenção”, destacou.
Esses cuidadores serão importantes para a vida de Evelyn, de 5 anos, por exemplo. Ela é uma criança com Down. Para sua mãe, Maria Cícera da Conceição, o Anexo chegou em um momento importante. “Evelyn está crescendo e meu desejo é que ela possa acompanhar as outras crianças da mesma idade, mesmo tendo limitações. Tendo cuidadores especiais vai ajudar muito no desenvolvimento dela. A escola está muito bonita, com tudo o que os alunos precisam, e isso é de deixar qualquer pai e mãe feliz”, considerou.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Silvana dos Silva, a inauguração do Anexo é um passo importante para a educação na localidade. “A Emef Papa João Paulo II já vinha acompanhando esse processo de matrícula de alunos que não tinham espaço nas escolas e estavam aguardando essa vaga e esse Anexo veio para abraçar essas crianças. Estamos com tudo organizado para receber esses alunos que estão tendo o seu direito à educação garantido, com qualidade, com professores experientes, com material didático, pedagógico, livro e todo o aparato necessário para acompanhar o desenvolvimento”, pontuou.
O presidente da Associação dos Moradores do Marivan, Evandro Santos, afirmou que a escola é uma porta de entrada para grandes cidadãos do futuro. “Nós, moradores do Marivan, temos muito a agradecer à gestão do prefeito Edvaldo Nogueira por contemplar as nossas crianças e, consequentemente, toda a comunidade, com esse espaço. Tenho certeza que desse Anexo sairão crianças capazes de buscar um caminho melhor para as suas vidas por meio da educação”, completou.