Prefeitura promove atendimentos para gestantes no Santos Dumont e Santa Maria

Saúde
05/10/2019 13h16
Início > Noticias > 83443

Na manhã deste sábado, 5, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu continuidade à estratégia ConVIDA Gestante, buscando oferecer à comunidade dos bairros Santa Maria e Santos Dumont uma série de serviços essenciais na fase da gravidez.

Os eventos, que fazem parte do Projeto Gestante e Bebê: Vagas Sempre , foram realizados nas unidades básicas de Saúde (UBS) Celso Daniel e José Machado de Souza com acolhimento às mulheres, encaminhamentos e atualização do pré-natal, consultas médicas e odontológicas, atualização de vacinas para mães e crianças acompanhantes, além de exercícios de alongamentos e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, afirma que, de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, a mulher deve ter, no mínimo, sete consultas durante o período gestacional, mas a gestão municipal quer garantir ainda mais que isso.

“Queremos a assistência completa a essa mulher durante a gestação e, após o parto, o acompanhamento completo dessa criança até os dois anos de idade. Por isso criamos o projeto Vagas Sempre, que irá atuar principalmente nas UBS inseridas nas comunidades onde há indicadores baixos de atendimentos”, explicou.

A coordenadora da Área Programática e Estratégica (APE), Kamila Fialho, explica que a atuação SMS tem como foco a prevenção e a promoção, com o diagnóstico de doenças e garantia de acesso ao pré-natal de qualidade.

“Queremos ampliar o acesso e a visibilidade das gestantes do território que estejam com número baixo de consultas quando comparada à média Municipal que é 61,98%. O Santa Maria está com 41,2% e o Santos Dumont está com 53%, por isso estas comunidades foram escolhidas. Durante essas ações, a gestão busca promover um acolhimento diferenciado, possibilitando assim que os encaminhamentos futuros sejam realizados de maneira mais eficaz”, acrescentou.

Atendimentos

Gestante há cinco meses, Stefanie Campos, de 27 anos, elogiou a ação da Prefeitura e aproveitou para convidar as grávidas do Santos Dumont a participarem. “Vim hoje cuidar da minha saúde e da saúde do meu bebê e todas as grávidas do bairro deveriam aparecer, pois esse cuidado é muito importante”, ressaltou.

Também do Santos Dumont, a futura mãe Yasmin da Conceição Santos, 20, também buscou atendimentos na UBS José Machado de Souza. “E como estou no final da gravidez, vim ver se estava tudo bem e para tomar minhas vacinas”, disse.

Atendida na UBS Celso Daniel, a moradora do bairro Santa Maria, Lorena Régia, 24, está grávida do terceiro filho e, por trabalhar durante a semana, afirma ser mais difícil conciliar o acompanhamento. “Por isso eu achei essa ação maravilhosa. Ter atendimentos aos sábados faz toda diferença pra mim e pro meu bebê. Faço questão de participar sempre que tiver”, elogiou.