Planejamento da Prefeitura permite reequilíbrio financeiro e retomada de investimentos

Agência Aracaju de Notícias
11/10/2019 13h00
Início > Notícias > Planejamento da Prefeitura permite reequilíbrio financeiro e retomada de investimentos

Entre as medidas emergenciais adotadas pela atual gestão no início do mandato, equilibrar as contas públicas e regularizar o salário dos servidores foram duas prioridades, as quais continuam perseguidas pela Prefeitura de Aracaju no desenvolvimento do Planejamento Estratégico. Composto por 18 metas, o foco estratégico 4 visa a garantir a excelência na prestação dos serviços públicos, gestão orientada para resultados e para a inovação, e assegurar o protagonismo do munícipe na Gestão e nas Políticas Públicas.

Os esforços e medidas planejadas desenvolvidos ao longo de quase três anos gestão, junto às secretarias, órgãos e empresas municipais, fizeram com que Aracaju fosse considerada, de acordo como a revista Valor Econômico, a prmieira capital do Nordeste e a tereceira do país que mais reduziu despesas, isto apenas nos sete primeiros meses de 2017. O reconhecimento mais recente, segundo a mesma publicação, desta vez no início do mês de setembro deste ano, foi a de capital do Nordeste e quarta cidade do país que mais investe.

Essas avaliações demonstram o quanto a gestão tem atuado para colocar a capital sergipana de volta aos trilhos da qualidade de vida. E esse trabalho partiu da gestão de dentro para fora, ou seja, a Prefeitura organizou-se, primeiro, internamente e, com isso, os resultados externos puderam ser conquistados, sendo revertidos na qualidade do serviço prestado à população.

O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, detalha os principais pontos que explicam a atuação da Prefeitura durante o período que corresponde à atual gestão.

“Buscamos implementar uma política de valorização efetiva do servidor que vai do reconhecimento de direitos, que já produz resultados no salário de mais de cinco mil servidores, às diversas iniciativas de capacitação e aperfeiçoamento através de ferramentas como a nossa Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), que já ofertou a mais de três mil servidores capacitação nas mais variadas áreas. O resultado se mostra na eficácia, resolutividade e busca de satisfação das demandas dos cidadãos”, frisou.

No campo da inovação interna, a Prefeitura lançou a plataforma Ajuinteligente, que possibilitará a qualquer pessoa ter acesso a todos os serviços da Prefeitura na palma das mãos, na distância de um clique, e gerará uma economia de recursos para o meio ambiente. Desde o início de sua implantação, que se deu em maio deste ano, foram gerados 230.073 documentos oficiais, realizados 1.135.060 acessos e cerca de 1.331.436 de impressões foram economizadas, dados que são atualizados a cada duas horas.

“Além de assumirmos o pioneirismo no desafio da eliminação da utilização de papel e virtualização de processos através da plataforma Ajuinteligente e também realizamos, pela primeira vez, um concurso de ideias inovadoras entre os próprios servidores. Estas são práticas que consolidam a visão inovadora empreendida a partir da liderança do prefeito Edvaldo Nogueira, e que norteiam todo o nosso trabalho", completa Augusto Fábio.

Além das medidas internas, o trabalho planejado tem feito com que Aracaju siga um roteiro diferente do que se vê no país. Apesar da crise econômica que ainda ronda os municípios e estados brasileiros, a capital sergipana tem recebido investimentos nas mais diversas áreas, como pontuou o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos.

“Aracaju está no caminho certo, buscando melhorar a cidade, e, consequentemente, a qualidade de vida dos aracajuanos. Os resultados expressivos destacados pela revista Valor Econômico, por exemplo, são reflexos do programa de ajuste fiscal posto em prática pela gestão, em 2017. Isso permitiu a captação de recursos, a exemplo da operação de R$50 milhões do Cepac para reiniciar obras que se encontravam paralisadas. Esses recursos permitiram que a gestão retomasse um elenco de serviços importantes que estão sendo executados ou já foram concluídos, como as obras dos loteamentos Moema Meire e Barroso, da avenida Euclides Figueiredo e do canal 3 no Augusto Franco”, salientou.

A expectativa da gestão municipal é de que o segundo semestre deste ano seja ainda melhor. A meta é fechar o ano com aproximadamente R$90 milhões em investimentos. “De janeiro a junho deste ano foram investidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju 38 milhões de reais em obras. Nós estamos em um ritmo de aceleração desses investimentos. Boa parte dos recursos já foi captada e está disponível. Agora, a gente espera fazer essas entregas para a sociedade. Com certeza, isso irá ocorrer nos próximos meses”, afirmou Jeferson Passos.