Prefeitura apresenta estratégias de combate ao Aedes aos servidores que atuam em campo

Saúde
31/01/2020 17h31

Nesta sexta-feira, 31, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde apresentou aos supervisores gerais e supervisores de campo [que organizam as ações de rua ligadas ao combate do Aedes aegypti], os resultados das atividades de intervenção para controle ambiental desenvolvidas no ano de 2019.

Além das visitas domiciliares, também foram promovidos mutirões aos sábados, intervenções noturnas, atividades de Educação Ambiental – Programa Saúde na Escola, coleta de pneus, aplicação de fumacê e ouvidorias atendidas.

“Trouxemos o informe do que foi realizado no ano passado, mas também uma nova perspectiva de como pretendemos fazer o trabalho a partir desse ano. Reunimos a equipe para pensar juntos, desenvolver o planejamento, novas estratégias, fazer de forma coletiva e mais inteligente. Visto que temos a necessidade de atacar, prioritariamente, o local onde está o problema. O objetivo é qualificar mais o nosso olhar, trabalhar de forma mais precisa, para que a gente consiga ter um ano bem tranquilo com relação às arboviroses”, explicou o coordenador do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana.

A ideia de fornecer aos profissionais o resumo com os resultados das ações tem como proposta valorizar o trabalho executado pelas equipes de atuação, mas também aperfeiçoar o que já é feito, para reduzir ainda mais os índices.

“É importante mostrar o quanto eles trabalharam, para valorizar também a rotina deles, que fazem um trabalho repetitivo e constante. Mas, ainda assim, tivemos muitos casos”, destacou a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Lorena Ana Pinto.

Balanço
Em 2019, foram notificados 3.096 casos de dengue, sendo destes 1.763 confirmados; de chikungunya, 209 casos foram notificados, sendo 136 confirmados; e 52 casos notificados de zyka, sendo quatro confirmados.   

Do primeiro dia do ano até o dia 24 deste mês, foram notificados 32 casos de dengue, sendo dois confirmados. Duas notificações de chinkungunya foram confirmadas e nenhum caso de zyka foi confirmado até o período.

Durante o ano passado, as visitas domiciliares, realizadas em quatro ciclos, alcançaram 870.256 imóveis em Aracaju. As intervenções noturnas contemplaram 28 bairros, totalizando 25.389 imóveis visitados. E os 33 mutirões que aconteceram entre janeiro e dezembro do ano passado contemplaram 18 bairros da capital.

O supervisor Marcos Vinicius, que atua nos bairros Siqueira Campos, América e Novo Paraíso, reforça a importância da intensificação das ações de combate ao mosquito. "Esse trabalho é uma luta constante, um trabalho feito com êxito, mas precisamos estar sempre alerta, buscando alternativas para diminuir o número de casos. Mesmo que o índice tenha reduzido, temos que sempre intensificar para que dias melhores possam vir. E a Prefeitura, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde está de parabéns com as ações feitas, os trabalhos noturnos, mutirões. Também contamos com o apoio da população, pois sem ela, dificilmente teremos êxito no trabalho", enfatizou. 

O trabalho de redução de focos do mosquito também foi feito com a coleta de pneus, que nos últimos 12 meses resultou em 60.712 pneus recolhidos. Já o Programa Saúde na Escola, que desenvolve o trabalho educativo alertando sobre como prevenir a proliferação do mosquito, atingiu 66 escolas na capital, alcançando 7.732 alunos.

Ações continuam
“A Educação em Saúde que ofertamos para a população é um trabalho de rotina que não para, porque o mosquito não para. O trabalho educativo nunca vai parar, até porque, o agente quando visita o domicílio ele leva a mensagem de eliminar o criadouro, de não permitir o crescimento do foco, mas ele também é um meio de comunicação com a Secretaria Municipal da Saúde”, ressaltou Lorena Pinto.

Para 2020, as ações seguem intensificadas com a realização de seis Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) ao longo de todo o ano, mutirões aos sábados e intervenções noturnas.