No enfrentamento contra o coronavírus na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju tem adotado uma série de medidas emergenciais e inovadoras, como a criação, por meio de decreto publicado em 16 de março, do MonitorAju, um canal de atendimento destinado a orientar a população aracajuana sobre o coronavírus, contemplando atendimento, triagem e monitoramento de casos sintomáticos.
Até o levantamento feito pela equipe que coordena o serviço, na semana passada, o MonitorAju já havia recebido mais de duas mil solicitações, entre demandas apresentadas via telefone, ou seja, pelo canal de atendimento 156; pelo site, por meio do formulário encaminhado por e-mail na plataforma AjuInteligente; e cerca de 600 demandas recebidas no aeroporto da capital, durante a ação de monitoramento da chegada de passageiros à cidade.
Funcionando no sistema 24 horas, todos os dias da semana, o MonitorAju pode ser acionado pela população que busca orientação sobre como proceder em caso de sintomas respiratórios, como febre, coriza, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar, e também para fazer denúncia acerca do descumprimento dos recentes decretos municipais que estabeleceram medidas de enfrentamento à covid-19.
Ficar em casa continua sendo uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a transmissão do vírus. Assim, caso o cidadão sinta alguns dos sintomas relacionados à doença, que indiquem suspeita de infecção por coronavírus, ele pode acionar o número 156 e falar com um dos atendentes, distribuídos nos mais de 20 ramais disponíveis, ou responder ao formulário disponibilizado pela Prefeitura na plataforma AjuInteligente.
“Além de orientar a população quanto à covid-19, temos como objetivo evitar uma sobrecarga nas Unidades de Saúde e impedir, também, que os usuários saiam de suas casas quando não há real necessidade, garantindo um isolamento seguro”, explica a coordenadora do MonitorAju, Cynthia Rocha.
Além das orientações dadas sobre o coronavírus e o acompanhamento de casos sintomáticos, ao MonitorAju também são solicitadas informações sobre decretos, denúncias, campanhas de vacinação em curso, entre outros. “Todas as demandas que vão além dos nossos serviços, são repassadas para as áreas competentes”, ressalta Cynthia.
De acordo com Dalila Ribeiro, técnica em gestão estratégica e que dá suporte à coordenação do MonitorAju, o órgão recém criado está sendo fundamental nesse momento.
“Neste momento de pandemia, o MonitorAju é extremamente importante para fornecer orientações corretas e precisas à população. O combate ao coronavírus depende que cada um dos cidadãos aracajuanos. É importante que todos estejam conscientes e empenhados em contribuir”, afirma.