Prefeitura reforça importância de vacinação contra Influenza

Saúde
18/06/2020 16h00
Início > Noticias > 86765

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Saúde, reforça a importância de vacinação contra a Influenza e convoca a população para regularizar o cartão de vacina nas Unidades de Saúde do município. A campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 30 de junho.

O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é atingir 90% de cobertura vacinal. A SMS já atingiu a meta de idoso e de profissional de saúde. Até o momento, Aracaju está com 85,96% de cobertura. A Saúde de Aracaju alerta para o baixo índice de imunização de alguns grupos, como os que compõem a terceira fase: crianças, gestantes e puérperas, os quais estão com índices entre 47%, 42% e 42%, respectivamente. 

“A SMS chama a atenção para os grupos prioritários, pois estamos observando que as coberturas vacinais estão muito baixas. Embora a nossa meta esteja em torno de 85,96%, não é uma cobertura homogênea, e isso faz com que tenhamos um olhar mais cuidadoso em relação a crianças, gestantes e puérperas”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões.

Para evitar aglomeração nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e manter o distanciamento necessário entre as pessoas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), finalizou nesta quinta-feira (18) a vacinação por meio do sistema drive thru para crianças de 2 anos a menor de 6 anos; gestantes e puérperas. Em dois dias de vacinação, foram imunizadas 492 pessoas. Número abaixo do esperado.

"Disponibilizamos 4 mil doses para os dois dias e alcançamos, apenas, 492 pessoas. Pedimos a atenção da população com o calendário vacinal, para que possamos proteger o maior número possível”, afirmou Ilziney.

Campanha segue nas Unidades
A vacinação contra a influenza segue até o dia 30 deste mês nas Unidades Básicas de Saúde da capital, exceto às que estão com atendimento exclusivo para síndrome gripal. Para receber a dose da vacina, além do documento de identificação e da carteira de vacinação, é importante levar documentação que comprove condição de prioridade.