Semed realiza IV Ciclo de Encontros Formativos da Educação Especial

Educação
12/11/2020 15h39

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e em parceria com o Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva - NUPITA/ UFS, realizará o IV Ciclo de Encontros Formativos da Educação Especial. O evento é uma iniciativa da Coordenadoria de Educação Especial (Coesp/Semed), do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), e acontecerá das 14h às 16h30, dos dias 18 e 25 de novembro e 5 de dezembro, através da plataforma Google Meets.

O público-alvo são os professores da Educação Infantil, que participarão da abordagem dos seguintes temas: ‘Vivências Psicomotoras e oficina de psicomotricidade’ (turma 1) e ‘Comunicação não violenta e Oficina de habilidades socioemocionais (turma 2)’. 

A Coordenadora do COESP/DEB, Thaísa Aragão, explica que as inscrições se dão através do SIGAA/UFS e estarão disponíveis até completar 50 vagas para cada turma. Por isso, aconselha que cada professor(a) se inscreva o quanto antes, a fim de garantir sua participação.

“O tema da psicomotrocidade é extremamente importante para a educação infantil porque não podemos separar o desenvolvimento físico do mental, considerando que as crianças, nesta fase, estão desenvolvendo as funções cognitivas, as habilidades e as capacidades. O trabalho com o corpo reflete diretamente na aprendizagem”, destaca Thaísa. 

Sobre comunicação não-violenta, ela afirma que o tema precisa ser explanado com os professores, já que a comunicação do adulto com uma criança e entre duas crianças é algo que exige cuidado específico.

“Esse é um tema para refletirmos sobre a forma como o(a) professor(a) maneja conflitos, lida com o estresse ou se direciona ao colega de trabalho em sala de aula. O objetivo é estimular aspectos assertivos e saudáveis na comunicação entre as pessoas, principalmente se tratando de professores que trabalham com crianças muito pequenas, onde a boa comunicação se faz fundamental no processo de constituição das pessoas”, ressalta a coordenadora do Coesf.