Professora produz jornalzinho como estímulo às aulas remotas

Educação
30/11/2020 09h59
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Embora a pandemia tenha gerado desafios para a comunidade escolar, professores da rede de ensino da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Aracaju vêm inovando em como estimular a aprendizagem entre os alunos. Na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no bairro São Carlos, a professora Mônica Mori vem engajando não somente seus alunos do Infantil III, mas também suas famílias a participarem das atividades à distância através do Jornal dos Príncipes e das Princesas da Tia Mônica. De forma lúdica e linguagem simples, o material gráfico é distribuído em PDF ou imagem para as famílias dos estudantes. 


Em uma das pautas da quarta edição do jornalzinho, por exemplo, a menina Maria Adrieli e sua mãe mostraram um passo a passo de como, juntas, preparam um bolo com calda de chocolate. Em outra, Mathews Vinícius prepara gelatina com PDF a ajuda da tia; e a Esther, um hambúrguer recheadíssimo com a ajuda de seu pai.

Mônica conta que o jornal surgiu com a finalidade de se ter uma documentação pedagógica do ensino infantil à distância e, ao mesmo tempo, da necessidade de apresentar aos pais um retorno das atividades que estavam sendo enviadas.

"Eu estava recebendo uma quantidade significativa de retorno e o meu desejo era mostrar aos pais que, ao realizarem as atividades estavam contribuindo para o desenvolvimento das crianças, mesmo sem que elas não estivessem frequentando presencialmente a escola e, assim, também, incentivar a participação", destaca.

Mãe da aluna Maria Adrieli, Aline Cristina diz que o jornalzinho e outras atividades passadas pela tia Mônicas têm estimulado bastante o desenvolvimento e o interesse no aprendizado por parte da filha.

"Ela gosta, interage, conversa sobre e se envolve com as atividades. Na verdade, a família toda acaba se envolvendo. É maravilhoso ter esse contato e vê-la se desenvolvendo, não imaginei que seria assim, pelo fato dela estar sendo conduzida ao aprendizado em casa. Mas, na minha opinião, essa maneira que a professora encontrou de interagir com eles está super aprovada", expressa. 

Frutos de capacitação

O conteúdo do jornal está associado ao planejamento das atividades, elaborado para manutenção de vínculo entre a escola e as crianças, conforme a orientação da Coordenadoria de Educação Infantil - Coeinf/Semed. Durante o período de isolamento social, a professora participou de dois cursos ofertados pela Secretaria da Educação. O primeiro foi sobre a Abordagem Pikler: Inspirações para as Práticas Pedagógicas com Bebês e Crianças Bem Pequenas. Já o segundo, cujo cursa atualmente o módulo II, sobre Avaliação na Educação Infantil e Registros de Práticas Educativas.

“Participar de cursos com temáticas atuais e que possam auxiliar os docentes na nossa prática do ensino remoto é de grande importância para a formação do professor”, afirma Mônica.

A coordenadora pedagógica da Emei, Fernanda Matos, enaltece o empenho da professora. “Mônica está sempre buscando se atualizar e participando dos cursos de capacitação oferecidos pela Semed, o que vem rendendo bons resultados. Percebemos que não somente os alunos, mas também os pais, são estimulados a participar mais das atividades, mesmo a distância. E por isso queremos dar continuidade às publicações e até mesmo expandir para outras turmas”, enfatiza.