Prefeitura apresenta estratégias de enfrentamento à pandemia em seminário de Goiânia

Saúde
14/12/2020 15h47

Com a menor taxa de letalidade por coronavírus do Nordeste e mais de 100 mil testes RT-PCR realizados no segundo semestre, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, participou do III Workshop de Regulação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Goiânia (GO), que teve a participação de gestores da área de Goiânia e do Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde.

“Desde fevereiro, o prefeito Edvaldo Nogueira reuniu a equipe técnica e montou um plano de contingência com diversas ações. Na área da saúde, estamos com Unidades Básicas exclusivas para síndrome gripal, monitoramento de pacientes em casa, programa de testagem, monitoramento no aeroporto. Só de exames RT-PCR, realizamos mais de 100 mil. Há a previsão de implantar, ainda este mês, mais sete salas para testagem RT-PCR em UBS”, informou a secretária.

Além da preparação das unidades para o enfrentamento à pandemia, Waneska destacou outras estratégias decisivas que ajudaram o Município a reduzir o avanço do vírus em Aracaju. Entre essas ações estão a implementação da Central Regulação de Leitos, que englobou a construção de Protocolos de Encaminhamento de pacientes para os leitos de retaguarda e a articulação com Estado para regulação de leitos de UTI.

Connective Cities
Em outubro, a secretária da Saúde de Aracaju participou de intercâmbio internacional de experiências municipais, promovido pela Comunidade Internacional de Prática para o Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Connective Cities. O evento, também realizado de forma online, contou com a participação de mais de 200 instituições e cidades participantes de todo o mundo, e teve como objetivo compartilhar estratégias e experiências exitosas no combate à pandemia do novo coronavírus.