Prefeitura manteve trabalho de fiscalicalização intensificado durante o réveillon

Agência Aracaju de Notícias
04/01/2021 17h21

Durante o feriado prolongado da virada do ano, para assegurar o cumprimento dos protocolos de biossegurança contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju manteve intensificadas as ações de fiscalização a estabelecimentos comerciais, sobretudo nas regiões de maior movimentação da cidade.

Esse trabalho já vinha sendo realizado nas semanas que antecederam ao réveillon pelas equipes da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que atuam no sentido de orientar a população e fiscalizar a aplicação da medidas obrigatórias para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

“Desde o inicio da pandemia, a Prefeitura tem trabalhado na fiscalização. As equipes da Semdec, ou seja, a Defesa Civil, Procon e Guarda Municipal, têm trabalhado integradamente, muitas vezes também em parceria com órgãos estaduais, como Defesa Civil e a Polícia Militar, e nós intensificamos nesse final de ano as fiscalizações. Vamos manter esse trabalho, independente das nossas outras atividades, tentando orientar e ajudar a nossa população para que a gente passe, da melhor maneira possível, por essa pandemia”, destaca o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

De acordo com ele, durante as festas de fim de ano, estabelecimentos que descumpriram as normas foram interditados pelo Estado. “É preciso que as pessoas tenham consciência de que a pandemia ainda não acabou, que permanece e que ainda faz vítimas. Às vezes as vítimas não são essas pessoas que querem se aglomerar, que são jovens. No entanto, apesar de jovens e assintomáticos, se contaminados, levam esse vírus para dentro de casa, para seus familiares e colocam em risco, principalmente, a vida dos idosos”, alerta o secretário.

Devido à pandemia, a Prefeitura não realizou festa de réveillon. “Tivemos uma ação preventiva de não fazer queima de fogos, não teve nenhum tipo de atração lá na Orla. Fizemos o trabalho preventivo de pedir às pessoas que não fossem pra lá porque não haveria nenhum tipo de atração. Então, só com isso já diminuiu a possibilidade de aglomeração”, completa o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado.

Da parte dos comerciantes, o coordenador destaca que houve adesão positiva aos critérios e às normas de biossegurança. “Cerca de dez dias antes já vínhamos fazendo um trabalho maciço com relação a essas normas de biossegurança e o resultado foi bastante positivo”, avalia.