Moradores do Inácio Barbosa aprovam construção de Ecoponto na localidade

Serviços Urbanos
06/01/2021 14h40

Como parte do planejamento para tornar a capital sergipana cada vez mais sustentável, a Prefeitura de Aracaju construirá mais uma Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecoponto), desta vez no bairro Inácio Barbosa, zona Sul da cidade.
 
A unidade, a quinta a ser instalada no município, será construída com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e será administrada Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). 

Além de contribuir para a política de reciclagem, a partir do repasse de materiais recolhidos para cooperativas, a nova estação oferecerá à comunidade condições para a destinação adequada dos resíduos da construção civil e de volumosos, servindo de apoio ao combate do descarte irregular de rejeitos em logradouros públicos e áreas ambientais.
 
A iniciativa ajudará, ainda, a evitar situações como a encontrada pelos agentes de limpeza da Emsurb, no decorrer desta semana, quando um sofá, descartado na mesma área onde será construído o ecoponto, foi recolhido pelos trabalhadores. 

Para reforçar as orientações para os residentes e comerciantes, até a próxima sexta-feira, dia 8, equipes de Educação Ambiental da Emsurb percorrem ruas e avenidas da localidade orientando sobre o uso da nova estação, assim como outras recomendações que previnem a prática do despejo inadequado.
 
De acordo com o presidente da empresa municipal, Luiz Roberto Dantas, o trabalho auxilia, principalmente, na compreensão da comunidade sobre o real objetivo e finalidade dos ecopontos. 

“Os agentes ambientais explicam não somente as ferramentas ofertadas pela Prefeitura para devida coleta desse tipo de rejeito, mas também quais tipos de materiais são recebidos nos Ecopontos. Ou seja, resíduos como poda de árvores, sobras de construção, móveis e eletrodomésticos poderão ser descartados pela população nessas unidades, com exceção do lixo doméstico. Além disso, outros serviços como o Cata Treco e a coleta domiciliar são disponibilizados”, pontuou Luiz Roberto.  

Igualmente aos demais ecopontos em funcionamento na capital, a futura estação a ser erguida na rua dos Flamboyants contará com contentores e caixas estacionárias e terá limite para despejo de até 1m³, por gerador. Já a implantação segue uma escala de prioridade identificada através de levantamento prévio, realizado por técnicos da Emsurb, o que leva em consideração locais da cidade com maior número de pontos de descarte inadequados. 

Nova ferramenta
“Por aqui, é comum o pessoal descartar não só nas ruas, mas também próximo do rio e mangue. Então, tenho certeza que para os moradores será ótimo ter mais essa ferramenta de combate a essa prática. E pra mim mais ainda, pois já costumo contribuir com a coleta seletiva.” contou a diretora social da Associação de Moradores do Bairro Inácio Barbosa e moradora da região há 47 anos, Célia Maria Franco   

"É de extrema necessidade termos esse ecoponto aqui em nosso bairro, pois, mesmo com a coleta certinha, ainda tem muita gente que não dá o destino certo para o lixo. A Prefeitura está fazendo sua parte e espero que todos colaborem também”, disse a dona de casa Neilda da Silva Menezes, residente no Inácio Barbosa há 40 anos. 

Ecopontos em atividade
Atualmente, os ecopontos que já operam com o manejo e tratamento apropriado dos resíduos sólidos estão situados nos bairros Industrial, Santos Dumont, Coroa do Meio e 17 de Março. O planejamento da gestão municipal é para a instalação de um total de 18 estações.