Capacitações da Fundat na área digital preparam alunos para novos desafios

Formação para o Trabalho
02/03/2021 13h00

Com o intuito de ampliar o conhecimento tecnológico para os cidadãos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), ofertou, ao longo do mês de fevereiro, diversas oficinas online de capacitação voltadas ao ensino de ferramentas digitais, a exemplo das oficinas Noções Básicas de Internet (2h) e Instagram do Zero (3h).

Segundo a professora da Oficina Noções Básicas de Internet, Verônica Nascimento, os saberes sobre internet são importantes. Ela explica que a capacitação contou com uma parte prática, permitindo que os alunos mostrassem o que haviam aprendido durante a aula. “A oficina ofertada pela Fundat foi de suma importância, pois, devido a tudo que estamos vivenciando, é fundamental que as pessoas aprendam como podem navegar na internet”, diz a cientista da computação.

Marketing no digital
Focada em ampliar o acesso às plataformas digitais, a Fundat também ofertou a oficina Instagram do Zero: Lançando um novo negócio. A capacitação teve carga horária de três horas e o conteúdo foi ministrado pelo empreendedor e marqueteiro Jefferson Campos, que atua nesse ramo há mais de dez anos.

O foco da oficina é otimizar perfil do Instagram e o marketing de conteúdo para que o trabalhador e empreendedor individual tenham mais autonomia em seu trabalho. Segundo o professor, o objetivo foi instruir os alunos a desenvolverem conhecimentos que possibilitem transformar a rede social em uma fonte de renda e também melhorar a comunicação do próprio negócio.

Para Jefferson, a transformação digital já aconteceu e a pandemia acelerou seus resultados. “É verdade que uma crise se instalou, mas não foi para todos. Por isso, acredito que esta oficina seja muito relevante nas ações da Fundat, pois promove amparo ao trabalhador nesta realidade do mundo atual, e como órgão municipal, fortalece a economia local ao incentivar trabalhadores para o mercado, seja através de vagas de emprego ou em capacitação para gerar novos negócios em Aracaju. Em ambos os casos, a nossa cidade é a maior beneficiada”, afirma.

De acordo com a aluna da oficina, Milena Barros, de 18 anos, a Fundat está proporcionando uma oportunidade de melhorar as vendas do seu negócio. Atualmente, ela revende peças de lingerie, e é através de um perfil na rede social que divulga seus produtos. “Acredito que a oficina irá agregar bastante ao meu trabalho, pois o aprendizado, com certeza, foi positivo”, explica a empreendedora.