Esperança: Idosos imunizados nas UBSs de Aracaju celebram a primeira dose

Saúde
02/03/2021 14h07

“Muita emoção e muita alegria, dá até vontade de chorar”. Essas foram as primeiras palavras da idosa Maria Bernadete Silva, de 85 anos, logo após receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, na UBS Marx de Carvalho, localizada no bairro Ponto Novo. 
 
Assim como Bernadete, mais 3.238 idosos nessa faixa etária residentes na capital serão imunizados ao longo dessa semana. A partir desta terça-feira, dia 2, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu continuidade à vacinação dos idosos da capital, iniciando com os que têm idades entre 85 e 89 anos.

A senhora Lucia de Oliveira, 88 anos, também foi vacinada na UBS Marx de Carvalho e saiu da sala de vacina emocionada. “Estou muito feliz, porque faz tempo que peço a Deus para que essa vacina chegue. E nosso Senhor vai me ajudar, que vou viver muito mais a partir de agora", disse agradecida. 

Na UBS Hugo Gurgel, localizada no bairro Coroa do Meio, Miriam de Araújo Silva, 86 anos, celebrou a chegada da sua vez para receber a vacina. 

“Estava muito ansiosa para receber logo e ficar livre, porque eu recebo muita visita, e quero voltar a receber. Essa primeira dose dá uma tranquilidade”, disse a idosa, que afirmou também que sempre que precisa de atendimento pelo SUS o recebe através da UBS, principalmente nas campanhas de vacinação. 

Heloysa Acioli, enfermeira da UBS Marx de Carvalho, alerta sobre a importância de se manter os cuidados mesmo após o recebimento da vacina. “Não é porque se recebe essa dose que está livre de se contaminar. Precisamos continuar com as medidas preventivas, principalmente no uso da máscara, distanciamento social, lavagem de mãos e uso do álcool gel”, salienta. 

Atendimento nas UBS
Toda a fase da vacinação dos idosos com idade abaixo dos 90 anos acontecerá de forma escalonada, sendo que, de 2 a 5 de março (de terça a sexta-feira) serão imunizados, inicialmente, os idosos com idade de 85 a 89 anos. E para facilitar o fluxo desse novo calendário de vacinação, a SMS desenvolverá ações simultâneas de imunização, de maneira a garantir opções de acesso ao serviço.

Além da vacinação no posto volante no Parque da Sementeira, os idosos têm acesso à vacina contra a covid em 40 Unidades Básicas de Saúde da capital, sendo 26 UBS com horário de funcionamento das 8h às 17h e 14 funcionando das 8h às 19h. Vale salientar que, para um melhor fluxo de atendimento, a orientação é de que o usuário compareça pelo menos 30 minutos antes do horário de fechamento da UBS.

Idosos acamados
Dos idosos com idade entre 85 e 89 anos na capital, 279 deles são acamados. Numa frente paralela, além dos idosos vacinados no drive e nas Unidades Básicas de Saúde, os idosos acamados receberão a vacina em domicílio, após cadastramento prévio através do site da Prefeitura.  

Para que o idoso acamado (que não possui vínculo com sua Unidade Básica de Saúde de referência) receba a vacina em domicílio, seu responsável legal deverá acessar o link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/, e preencher o formulário. Além dos dados pessoais do idoso, deverá anexar os documentos de identificação, comprovante de residência e relatório médico. Além disso, também deverá assinalar a opção ‘sim’ para o tópico 'acamado’.

Após a validação do cadastro, a equipe da Saúde entrará em contato para agendar a vacinação em domicílio. Idosos acamados que já são acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família de sua UBS de referência, serão incluídos na logística de vacinação pelas próprias equipes.