De forma planejada, a Prefeitura de Aracaju tem assegurado o funcionamento regular dos serviços de saúde. Qualificados, estes serviços têm sido cada ainda mais buscados pela população aracajuana durante a pandemia do coronavírus, como apontam os dados da Secretaria Municipal da Saúde.
Fazendo um recorte entre os meses de janeiro e fevereiro do ano passado, a Reap foi responsável por 106.828 atendimentos. No mesmo período desse ano, foram realizados 157.702 atendimentos, o que representa uma alta de 47,6% nos atendimentos feitos nas Unidades Básicas de Saúde.
Já na Reue, em 2020, a UPA Nestor Piva realizou 118.026 atendimentos, e a UPA Fernando Franco foi responsável por 101.834 atendimentos. Analisando os meses de janeiro e fevereiro desse mesmo ano, as duas unidades somam 47.089 atendimentos. Nesse mesmo período, em 2021, as duas unidades realizaram 43.309 atendimentos, o que representa uma queda de 8%.
“Há um ano, temos enfrentado o momento mais delicado da nossa rede de saúde, mas com planejamento e ações direcionadas temos conseguido assegurar a manutenção dos serviços. Podemos considerar que muito dessa queda no atendimento da rede de urgência, comparando com os dois primeiros meses do ano passado, é reflexo dessa reorganização dos fluxos desde que estruturamos toda a rede no enfrentamento à pandemia, encaminhando os usuários para as unidades básicas com atendimento exclusivo. É um desafio que exige monitoramento e efetividade nas ações, e seguimos empenhados, para oferecer o melhor para toda a população”, avalia a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.
Atendimento Covid
Desde o início da pandemia, com a reestruturação dos serviços de saúde, usuários com sintomas de síndrome gripal ou suspeita de covid-19 podem receber atendimento em quatro Unidades Básicas de Saúde com atendimento exclusivo, as quais funcionam, diariamente, das 7h às 18h. São elas: UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário); UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); UBS José Machado de Souza (Santos Dumont); e UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas).
Nessas unidades, o usuário com sintomas passa por avaliação médica e em seguida, é feita a notificação e o teste RT-PCR. Usuários que não apresentam sintomas suspeitos de covid-19 e necessitam de atendimento na Atenção Primária, podem buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua região.
Já na Rede de Urgência e Emergência, em casos mais graves, o Município segue ofertando atendimento exclusivo 24h nos contêineres instalados nas áreas externas das Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva.