Projeto de professores da rede municipal de Aracaju é referência para aulas remotas

Educação
25/03/2021 15h10

Iniciado em 2020,  o projeto "Aulas Remotas para Profissionais de Educação Física Escolar do 1º ao 9º ano em tempos de pandemia da Covid-19", desenvolvido por professores da rede municipal de ensino de Aracaju, terá continuidade no ano letivo 2021 e se tornou referência para aulas remotas da disciplina.
 
Na capital, as aulas da rede municipal de ensino foram iniciadas, de forma remota, na última segunda-feira (22), e durante toda a semana a comunidade escolar está em processo de acolhimento aos alunos.
 
O projeto de aulas remotas para profissionais de Educação Física foi desenvolvido pelos professores Luís Paulo, João Paulo, Igor Sampaio, Lucas Souza, Obanshe Severo e Ersnt Aguiar, todos da Educação de Aracaju.
 
A iniciativa foi apresentada na Jornada Pedagógica 2021, realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), na semana passada, como referência nas aulas da disciplina. Cada módulo é separado por ciclos com unidades temáticas a serem trabalhadas em casa, compreendendo aspectos como jogos e brincadeiras, esporte, ginástica e dança.

O planejamento seguiu as orientações da Semed acerca das Atividades Curriculares Complementares Não-Presenciais (ACCNPs). As principais ações realizadas a partir desse projeto foram a entrega dos módulos com atividades teóricas aos alunos, links e QRcode para acesso a materiais online, desafios e explicações disponibilizadas através de um canal no YouTube criado por eles.

“No ano passado iniciamos o ano letivo normal, mas logo veio a pandemia e pegou os professores de surpresa. Este ano já estamos iniciando o novo ano letivo bem preparados. Levando em consideração que a Educação Física trabalha com atividades corporais, o desafio foi pensar como esta disciplina poderia ser ensinada remotamente. A partir de então, eu e outros professores da rede nos unimos para trocar ideias, experiências e somarmos forças, procurando novas alternativas no ensino”, explica o professor Lucas Souza, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, no bairro Atalaia.

Esse material repercutiu, foi elogiado por outros profissionais e compartilhado Sergipe a fora, fazendo com que os professores fossem convidados para apresentá-lo em evento da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e no Congresso Nacional de Educação Física.
 
“Uma professora do Mato Grosso nos mandou uma mensagem enaltecendo o material e todo o feedback que tivemos retrata bem o trabalho realizado para buscar alternativas que fossem acessíveis aos nossos alunos e mantivessem a qualidade da aprendizagem no ensino à distância”, pontua o professor Igor Sampaio, da Emef Ministro Geraldo Barreto Sobral, no bairro cidade nova. 

Após o encerramento do ano letivo 2020, os professores reuniram dados e estatísticas dos resultados obtidos, através de acessos, entrega das atividades e módulos respondidos. Segundo Igor, neste momento final impressionou aos professores o quanto as famílias se envolveram nas aulas.
 
“Recebemos vários vídeos que mostram a interação com a família e percebemos que durante as aulas os irmãos, parentes e mães se envolviam na realização das atividades. Isso foi nos mostrando que estávamos conseguindo atingir nosso objetivo”, contou.

Pé na lata, amarelinha, brincadeiras de roda, golf, baseball e o voleibol sentado, promovendo a inclusão dos estudantes com deficiência, foram algumas brincadeiras orientadas pelos professores para que seus alunos realizassem em casa.