Este ano, Prefeitura já realizou mais de 22 mil testes RT-PCR para diagnóstico da covid-19

Saúde
26/03/2021 15h40

De caráter diagnóstico para a covid-19, o teste RT-PCR é considerado o padrão ouro por detectar o vírus ativo na pessoa. E diante do número crescente de casos da doença na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vem ampliando a oferta desse serviço, que atualmente é realizado nas quatro Unidades Básicas de Saúde com atendimento exclusivo, nos dois hospitais municipais e nas ações do TestAju, realizadas três vezes por semana nos bairros da capital. 

Em 2020, a rede municipal de Saúde realizou 71.711 testes RT-PCR. E somente nos dois primeiros meses deste ano foram realizados 22.325 testes moleculares para detecção da covid-19. Comparando os dois cenários, somente este ano já foram realizados 31% do total de testes feitos durante todo o ano passado. 

“É crescente a procura pelos testes em nossa rede, principalmente nas últimas semanas, e isso acaba refletindo no prazo para a entrega dos resultados. Nota-se também que usuários sintomáticos têm buscado mais as unidades de saúde, tanto para atendimento médico, quanto para a realização da coleta. Alertamos que a pessoa sintomática, com suspeita de covid deve permanecer em isolamento domiciliar mesmo sem ter recebido o resultado. O isolamento deve ser feito por no mínimo dez dias a contar do primeiro dia de sintomas, para que o risco de propagação do vírus seja mínimo”, orienta a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza. 

Atualmente, quatro Unidades Básicas de Saúde com atendimento exclusivo realizam testes RT-PCR, bem como nos contêineres instalados nas Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva, que funcionam 24h.
 
Na Rede de Atenção Primária, as quatro UBSs de referência para casos de síndrome gripal são: Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), José Machado de Souza (Santos Dumont), Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Geraldo Magela (Orlando Dantas), funcionando diariamente das 7h às 18h.

TestAju
Estratégia importante na ampliação da testagem dos aracajuanos, o programa TestAju realizou em 2020, 14.422 testes RT-PCR, sendo 2.821 positivos e 11.601 negativos. Com a retomada do serviço, no último dia 10, o programa já percorreu sete bairros da capital e realizou 939 coletas. 

De acordo com a técnica de Agravos Agudos da Vigilância Epidemiológica da SMS, Mariana Aragão, esse trabalho inicia com a solicitação dos insumos necessários para a coleta, junto ao Laboratório Central de Sergipe (Lacen).
 
Atualmente, cerca de cinco mil testes são liberados a cada pedido e, em média, a cada 15 dias, uma equipe da SMS vai ao laboratório recolher o material solicitado e distribuir para as unidades de saúde com atendimento exclusivo de casos suspeitos de covid e outra parte é direcionada para as ações do TestAju.

“Após a realização dessas coletas, seja no TestAju ou na Unidade Básica, uma equipe vai recolher esse material e encaminhar para o Lacen. Essa coleta é feita de segunda a sábado, nos dois turnos. É atribuição da SMS realizar o teste, o cadastro das amostras e encaminhá-las dentro do prazo e conforme os critérios que o laboratório solicita. A partir daí, o Lacen fica responsável pela análise e entrega do resultado”, explica Mariana.