Educação promove reunião para discutir Planejamento Estratégico 2021/2024

Educação
01/04/2021 19h15

Na tarde desta quinta-feira, 1°, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Aracaju reuniu sua equipe diretiva e assessores técnicos para discussão do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju para o período 2021-2024. A reunião aconteceu de forma online, através do app Google Meet, e teve como principal pauta realizar diagnóstico e apresentar ações para contribuir no desenvolvimento da população através do ensino.

Nesta primeira etapa, o principal objetivo apresentado foi a ampliação do acesso à Educação Infantil e melhorias da aprendizagem na rede municipal de ensino. A partir deste tópico principal, alguns caminhos foram discutidos para a Educação de Aracaju, entre eles, a diminuição do índice de distorção idade e série, a qualidade da aprendizagem, a implantação da educação em tempo integral e a ampliação da oferta de vagas para a Educação Infantil.

 

A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, afirma que o debate e o planejamento são fundamentais para garantir resultados, não somente na aprendizagem, mas na qualidade de vida da população aracajuana como um todo.

 

 “Esta soma de esforços já vem acontecendo na construção do Planejamento, mas torna-se necessário analisar, alinhar e reforçar os projetos e objetivos entre toda a equipe diretiva da Educação de Aracaju, acompanhando, é claro, as metas traçadas pela Prefeitura de Aracaju, para a construção de uma cidade mais inteligente e humana”, pontua.

 

Outros caminhos na busca por soluções está no aumento de oferta de vagas nas escolas e, por isso, já foi iniciada uma comissão com técnicos da Semed, buscando avaliar as condições para esta ampliação.

 

Outro aspecto apresentado baseia-se na educação em tempo integral em Aracaju. O plano municipal de educação preconiza a oferta desse modelo educacional. Nesta perspectiva, atualmente, a rede municipal oferece 22 creches e duas escolas em andamento, no bairro Santa Maria, o que deve impactar diretamente na qualidade da aprendizagem.

 

“Para isso vamos aprofundar o diagnóstico de estrutura humana e física das unidades escolares da rede. A gente garante um maior tempo de atividade educacional e, ao mesmo tempo, afasta os estudantes de uma maior situação de vulnerabilidade, desenvolvendo o cidadão e preparando para o mundo”, frisa Cecilia Leite.

 

Outros pontos discorridos foram o projeto de revitalização da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) e ações continuadas, como os jogos escolares, o desfile cívico e a gestão democrática.

 

“As ações que estamos discutindo precisam e já estão sendo detalhadamente analisadas e solucionadas na perspectiva de verificar as prioridades e estabelecer estratégias realmente efetivas. Todos os itens discutidos hoje serão apresentados e debatidos no Seminário de Planejamento Estratégico, com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira”, ressalta Cecília Leite.