Vacinação Solidária: arrecadações continuam e 25 instituições já foram beneficiadas

Assistência Social e Cidadania
23/04/2021 17h31

Se puder, ao se vacinar, doe 1 kg alimento. Essa é o mote da campanha “Vacinação Solidária”, iniciativa lançada neste mês de abril, pela da Prefeitura de Aracaju, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Assistência Social, que continua arrecadando alimentos não perecíveis para serem doados às famílias da capital em situação de pobreza e extrema pobreza afetadas pela crise econômica da pandemia do coronavírus.

A campanha tem tido grande adesão da população aracajuana e está aberta a toda sociedade, não apenas ao público da faixa etária a ser vacinada.  Até o final da tarde desta sexta-feira, 23, oito toneladas de mantimentos já haviam sido doados pelos cidadãos aracajuanos que aderiram à iniciativa.

De acordo com a secretária-adjunta da Assistência Social do município, Selma França, desde o início da distribuição, no dia 16, mais de mil kits alimentação foram distribuídos. “O total de 1.028 kits foram entregues, até o momento, a instituições sociais que cumprem um papel social fundamental dentro das comunidades e às pessoas trans trabalhadoras informais. Desses, 500 kg também foram destinados à Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social. É importante salientar que os kits são confeccionados de acordo com as doações que recebemos, mantendo a mesma quantidade e peso para cada unidade, respeitando as orientações das nossas nutricionistas sobre os alimentos essenciais”, explicou.

Na logística da Secretaria Municipal da Assistência Social, duas equipes são responsáveis por recolher os alimentos doados no dia, em todos os pontos disponibilizados para a arrecadação na cidade, e levar a um ambiente apropriado para a preservação dos mantimentos.

Ao chegar no local, os alimento são higienizados e suas validades são verificadas. Na sequência, são separado por tipo de produto para, por fim, serem agrupados nos kits alimentação. Para garantir essas etapas, 76 profissionais da Assistência Social de Aracaju, da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) estão envolvidos.

Podem ser doados mantimentos não perecíveis nos seguintes pontos arrecadação: no drive-thru (montado no Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira, de segunda a domingo, de 8h às 17h);  no prédio da Estação Cidadania (situado na rua Pacatuba, 64, Centro, de segunda à sexta-feira, de 9h às 15h); e nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com vacinação contra covid-19 autorizada (de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h).

Para contribuições em dinheiro, o Comitê de Combate à Pobreza, da Assistência Social de Aracaju, disponibiliza a seguinte conta para depósito: Banco do Brasil; agência: 3611-0; conta: 6704-0; CNPJ: 13.128.780/0045-12.

Entregas
Nesta sexta-feira, 23, quarto dia de entregas, foram beneficiadas mais oito instituições com a distribuição de 213 kits alimentação, dentre elas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), Lar do Idoso Solar da Vovó, Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (Same), Associação Comunitária dos Moradores do Loteamento Senhor do Bomfim , Asilo Rio Branco, GACC - Grupo de Apoio a Criança com Câncer e Projeto Esperança.

As entregas também já foram realizadas na Cáritas Arquidiocesanas; Externato São Francisco de Assis (Esfa); Instituição Beneficente Emmanuel (Ibem); Lar Dulce Lar; Apadrinhamento do Bem (Corrente do Bem); Centro de Integração Raio de Sol (Ciras); Comunidade Católica de Servos e Servas da Santíssima Trindade; Oratório Festivo São João Bosco (Oratório de Bebé); Casa Santa Zita; Lar Infantil Cristo Redentor (Licre); Oratório Festivo Nossa Senhora Auxiliadora; Casa Maternal Amélia Leite; população trans profissionais do sexo e trabalhadoras informais; Associação de Apoio ao adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE); Legião da Boa Vontade (LBV); Associação Centro Católico de Evangelização (Shalom) e Associação dos Amigos da Oncologia (AMO).

Na Apae, situada no bairro Industrial, cerca de 413 famílias sergipanas são assistidas, sendo 158 de Aracaju, com usuários de zero a 60 anos de idade. Segundo a assistente social Ana Regina Fontes, atua na instituição, as doações serão destinadas ao público por meio de uma seleção.

“Faremos uma triagem em nosso setor para serem beneficiadas aquelas famílias em situação de vulnerabilidade social. É um momento difícil para todos nós. Vivemos a partir de doações, por isso essas contribuições são de suma importância para que elas se sintam acolhidas através da alimentação”, contou.

O atual diretor do Lar de Idosos, situado no bairro Industrial, Antônio Costa Almeida, parabenizou o Município pela iniciativa. Muito interessante, onde se contribui para a saúde das pessoas de risco e para matar a fome daqueles que estão vivendo em dificuldade. É um exemplo a ser seguido pela sociedade, parabéns”, elogiou.

Confira as UBSs que estão arrecadando as doações de alimentos:

- UBS Augusto César Leite (Conj. Santa Tereza);
- UBS João Bezerra (Povoado Areia Branca);
- UBS Niceu Dantas (Povoado Mosqueiro);
- UBS Roberto Paixão (17 de Março);
- UBS Osvaldo Leite (Santa Maria);
- UBS Elizabeth Pita (Santa Maria);
- UBS Humberto Mourão (São Conrado);
- UBS Celso Augusto Daniel (Santa Maria);
- UBS Madre Tereza de Calcutá (Jabotiana);
- UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos);
- UBS Adel Nunes (América);
- UBS Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas);
- UBS Maria do Céu (Centro);
- UBS Porto Dantas (Porto Dantas);
- UBS José Augusto Barreto (Japãozinho);
- UBS Carlos Fernandes (Lamarão);
- UBS José Quintiliano (Santo Antônio);
- UBS Eunice Barbosa (Coqueiral);
- UBS João Cardoso (José Conrado de Araújo);
- UBS Anália Pina de Assis (Tamandaré);
- UBS Carlos Hardman Côrtes (Soledade);
- UBS Amélia Leite (Suíssa);
- UBS Augusto Franco (Conj. Augusto Franco);
- UBS Francisco Fonseca (18 do Forte);
- UBS Cândida Alves (Santo Antônio);
- UBS Fernando Sampaio (Conj. Castelo Branco);
- UBS Antônio Alves (Atalaia);
- UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo);
- UBS Manoel de Souza (Conj. Sol Nascente);
- UBS Santa Terezinha (Zona de Expansão);
- UBS Dona Jovem (Industrial);
- UBS Joaldo Barbosa (América).