Prefeitura realiza testes para detecção da covid-19 no bairro Novo Paraíso

Saúde
10/05/2021 14h30

Nesta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou mais uma ação de testagem do programa TestAju em pessoas assintomáticas na praça Ronaldo Calumby Barreto, no bairro Novo Paraíso. Ao todo, foram realizados 300 testes, entre rápidos e moleculares RT-PCR.

Desde o início do projeto do TestAju, em agosto de 2020, a SMS já realizou 36.492 testes. De acordo com a enfermeira Elaine Raquel, estão sendo realizados na mesma ação os testes RT-PCR e os testes rápidos. Assim, quem fizer o teste RT-PCR, deve obrigatoriamente fazer também o teste rápido.

“Os testes de RT-PCR são os que têm função efetivamente diagnóstica, sendo o teste definitivo segundo a Organização Mundial da Saúde. Ele é realizado através da coleta swab [cotonete] nasal, e as amostras são enviadas para o Laboratório Central de Sergipe [Lacen]. Já os testes rápidos pesquisam a presença de anticorpos, ou seja, uma resposta do organismo quando este já teve contato com o vírus, recentemente [IgM] ou já há algum tempo [IgG]”, explica.

A Prefeitura realiza ações de testagem nos bairros três vezes por semana. Este ano, 26 bairros já foram visitados: Cirurgia; Soledade; América; 18 do Forte; 17 de Março; Robalo; Santo Antônio; São Conrado; Jardim Centenário; Farolândia; Jabutiana; Santa Maria; 13 de Julho; São José; Bugio; Pereira Lobo; Marivan; Japãozinho; Aruana; Coroa do Meio; Palestina; Getúlio Vargas; Salgado Filho; Novo Paraíso; Dom Luciano; Jardins.

Para o estudante Mateus Freire Santos, a testagem foi bem tranquila, rápida e eficiente. “Foi bem interessante em uma mesma ação poder realizar os dois testes, o rápido e o RT-PCR. A população deve ficar alerta quando a equipe da Saúde estiver realizando esta ação, é muito importante manter esse controle sobre os casos em todos os bairros e não esquecer de seguir as medidas de controle de biossegurança”, enfatiza.

Resultado e Programação
O aracajuano que fizer a testagem nas ações dos bairros, deve verificar o resultado do teste RT-PCR na plataforma digital AjuInteligente ou pela central telefônica, no 0800 729 3534, opção 1. Já o teste rápido, o resultado sai em 15 minutos no próprio local da ação.  
 
Na quarta-feira, dia 12, os testes serão na Paróquia Sagrada Família (avenida Frei Augusto, antiga rua M), no bairro Dom Luciano. E na sexta-feira, dia 14, a ação será na praça Luciano Barreto Júnior (avenida Jorge Amado), bairro Jardins.