Saúde de Aracaju discute projetos da pasta para o Planejamento Estratégico Municipal

Saúde
20/05/2021 14h54

Nesta quinta-feira, 20, os gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizaram mais uma oficina para alinhar os projetos da pasta ao Planejamento Estratégico Municipal, um plano elaborado de forma intersetorial que norteará a gestão da Prefeitura de Aracaju no quadriênio 2021-2024.
 
Com 60 projetos estratégicos e 23 projetos setoriais, formulados pelas equipes gestoras dos órgãos da administração municipal nos últimos quatro meses, o Planejamento Estratégico, salienta a diretora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da SMS, Camile Juliane, é a ferramenta que direciona a atuação da gestão municipal. 

“Esta oficina foi pensada para discutir o Planejamento Estratégico que a Prefeitura vem adotando. Agora nós queremos ramificar, promovendo dentro da SMS a construção participativa das ações em saúde. A ideia é alinhar com nossos gestores da Saúde um entendimento único, sempre levando o melhor serviço para a população aracajuana”, explica.

Segundo a coordenadora do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) de Aracaju, Jane Curbani, esses encontros estão sendo fundamentais para construir coletivamente o plano de ações da gestão municipal. 

“Temos três eixos estruturantes do novo Planejamento Estratégico, que são: missão, visão e valores, para que alcancemos os objetivos, que são garantir o acesso com qualidade a toda população aracajuana e aumentar a expectativa de vida dos munícipes”, enfatiza. 

Projetos Estratégicos
Entre os Projetos Estratégicos da Saúde estão o aumento da cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF); a redução do tempo de espera de consultas especializadas e exames; a implantação da linha de cuidado materno-infantil e da mulher; o aperfeiçoamento da gestão e implantação de Parcerias Público-Privadas em Saúde; a implantação da Linha de Cuidado Doentes Crônicos; e a gestão das ações de enfrentamento da pandemia do coronavírus.