Aracaju passa a vacinar população privada de liberdade e amplia pontos de vacinação

Saúde
25/05/2021 16h30

A partir desta quarta-feira, dia 26, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passa a imunizar a população privada de liberdade do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf) e do Hospital de Custódia, e amplia os pontos de vacinação do imunizante Pfizer para pessoas com comorbidades, profissionais de saúde, trabalhadores de Educação, trabalhadores de transporte público e Forças de Segurança e de Salvamento.

As unidades Básicas de Saúde Hugo Gurgel, Adel Nunes, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Santa Terezinha e o auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas estarão vacinando esses públicos de 8h às 16h, até domingo, dia 30, mediante apresentação de código. Com a ampliação de pontos, o Município espera acelerar a campanha de vacinação contra covid-19, que já imunizou mais de 142 mil pessoas. 

Para ter acesso à vacina, é necessário realizar cadastro no site da Prefeitura de Aracaju, preencher dados e anexar documentação. A vacinação de trabalhadores de Educação abrange profissionais que atuam em creches, pré-escolas e em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 40 e 59 anos. Motoristas e cobradores do transporte público também estão na faixa etária entre 40 e 59 anos. 

Documentação 
A documentação que deve ser anexada no formulário do Vacinaju é RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de vínculo com a instituição ou empresa na qual trabalha. 

Após o cadastro, é gerado um código autorizativo para o recebimento da primeira dose do imunizante no drive-thru localizado dentro do Parque da Sementeira, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Adel Nunes, Hugo Gurgel, Santa Teresinha, Edézio Vieira de Melo, Manoel de Souza e auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas. 

Comorbidades 
Pessoas com comorbidades e acima de 18 anos têm opção de receber vacina no parque da Sementeira, mediante apresentação de código, e nos pontos fixos. Nesses pontos, a documentação que deve ser apresentada é comprovante de residência, documento com foto e relatório médico com CID e datado dos últimos seis meses.

AstraZeneca
A ampliação do cronograma também altera os pontos fixos de vacinação com imunizante AstraZeneca. A partir de quarta-feira, 26, somente as UBS Augusto Franco, Cândida Alves, Marx de Carvalho, José Augusto Barreto, Cras João Oliveira estarão aplicando AstraZeneca.