Prefeitura viabiliza vagas de estágio na administração municipal para adolescentes aprendizes

Assistência Social e Cidadania
25/05/2021 17h22

Em reunião, gestores da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) dialogaram sobre vagas de emprego para jovens aprendizes do município, por meio de contratações feitas a partir do Programa ‘Adolescente Aprendiz’, viabilizado pela Prefeitura de Aracaju.

Na ocasião, o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, disponibilizou dez vagas de trabalho na pasta a serem direcionadas aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social assistidos pela Assistência Social de Aracaju. As vagas serão preenchidas por adolescentes com idades entre 14 e 18 anos, que tenham o ensino fundamental completo.

Para que o estágio seja exercido, os adolescentes serão qualificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com recebimento de meio salário mínimo como remuneração.

Segundo a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, a oportunidade no mercado de trabalho é fundamental para os jovens assistidos pela Assistência.

“Sabemos a importância desses jovens entre 14 e 18 anos estarem já começando a trilhar o caminho no mercado de trabalho. São adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade, alguns que foram afastados de suas famílias, que contam apenas com o Município para se manterem. Sabemos que eles precisam começar a guiar o destino sozinhos também, recebendo toda ajuda da nossa equipe, para que consigam se desenvolver profissionalmente. É uma parceria que agradecemos demais e temos o pensamento de ampliar ainda mais essa atuação em conjunto para colocar mais jovens no mercado de trabalho”, destacou a secretária.

O Programa ‘Adolescente Aprendiz’, desenvolvido em atuação conjunta com o Ministério Público do Trabalho (MPT), foi instituído pela Lei Municipal nº 4949, de 1º de dezembro de 2017, e estabelece que adolescentes do município que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou submetidos a medidas socioeducativas recebam oportunidade no mercado de trabalho por intermédio da Prefeitura.

Para o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, essa atuação intersetorial cumpre papel social muito importante. “A melhor coisa é proporcionar vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, e esse público somente quem pode identificar é o pessoal da Assistência Social. A partir do momento que os adolescentes começarem a trabalhar aqui, teremos uma melhoria com a inserção deles no mercado de trabalho. Por isso, é importante essa atuação em conjunto, para que jovens em situação de vulnerabilidade tenham oportunidades”, reforçou.

As dez vagas disponibilizadas pela Emurb serão ocupadas por meio de cadastro prévio. Duas vagas foram destinadas aos adolescentes que se encontram nos abrigos municipais; duas para os que cumprem medidas socioeducativas; e seis vagas para residentes na região do bairro Porto Dantas.

Segundo a Diretora das Proteções Sociais Básica e Especial da Assistência Social, Roberta Salgado, as vagas disponibilizadas pela Emurb são importantes para abrir portas no mercado de trabalho para os adolescentes acompanhados pela pasta.

“Agradecemos ao presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, pela sensibilidade e por entender que a Secretaria da Assistência cumpre papel fundamental no município para atender esses adolescentes em situação de vulnerabilidade. Atualmente, recebemos adolescentes para prestar serviços nos equipamentos da Assistência Social por meio de empresas especializadas. Agora, com esse quantitativo disponibilizado pela Emurb, será possível expandir essa oportunidade no mercado de trabalho para os adolescentes que são acompanhados pelas nossas próprias equipes”, comemorou.