Trabalhadores da educação e do transporte comemoram primeira dose da vacina contra covid-19

Agência Aracaju de Notícias
25/05/2021 17h40

Mais uma vez, o movimento foi intenso nos pontos de vacinação da capital nesta terça-feira, 25, que foi dedicada à imunização dos trabalhadores da educação, motoristas e cobradores de 54 a 50 anos. 

Além desse novo público contemplado pela atual etapa do Plano Municipal de Imunização, continuam a ser vacinadas pessoas com comorbidades, deficientes permanentes graves de 59 anos. Estão sendo aplicadas, ainda, as vacinas da segunda dose. 

Os professores que estão sendo imunizados com a primeira dose não escondem a alegria desse esperado momento. “É indescritível a emoção que estou sentindo neste momento”, expressa a professora de artes Luzinete Oliveira, que recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 no drive-thru no Parque da Sementeira. 

Luzinete conta que há pouco tempo perdeu duas pessoas da família por causa da covid-19 e considera uma dádiva ter a oportunidade de receber a primeira dose. “Estou muito grata, muito feliz mesmo, por mim e pela conquista da categoria, nós professores esperamos muito por este momento”, destaca.

A professora Edna Ramos Santos também foi imunizada no drive-thru na Sementeira. Para ela, a vacina foi muito esperada. “Estou muito feliz, com esperança, mas ainda com o sentimento de preocupação pelas pessoas que ainda vão esperar um tempo para serem imunizadas. Espero que sejam vacinadas o quanto antes”, ressalta. 

Para Edna, o início da vacinação dos trabalhadores da educação deve ser comemorado. “Sem a vacina era impossível pensar na retomada das aulas. A expectativa, agora, é que nossos alunos e suas famílias também sejam imunizados, para que, a partir daí, consigamos retomar o ensino presencial com segurança”, pontua. 

Os trabalhadores do transporte também comemoram a tão esperada hora de receber a primeira dose. Gildeval José dos Santos, motorista, recebeu a primeira dose na UBS Adel Nunes, no bairro América. “É muito importante que todos se vacinem, espero que este momento chegue logo para todo mundo. Agora é esperar a segunda dose”, considera. 

O cobrador Genivaldo Oliveira também se vacinou nesta terça-feira, e considera uma conquista a imunização dos trabalhadores do transporte. “A vacinação tem uma importância muito grande, a pandemia está sendo muito difícil, um momento muito assustador. Com a vacina fica um pouco mais tranquilo”, declara. 

Cronograma da semana
Em continuidade à campanha, nesta quarta-feira, 26, recebem a vacina os trabalhadores da Educação de 45 a 49 anos. Na quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, serão vacinados os profissionais de 40 a 44 anos, de forma escalonada. Na quinta, os nascidos entre janeiro e junho; na sexta, os nascidos entre julho e dezembro.

Da mesma forma acontecerá com os profissionais do transporte público. Nesta quarta-feira, 26, serão imunizados os trabalhadores de 45 a 49 anos. Já na quinta-feira, 27, e na sexta-feira, 28, recebem a vacina os motoristas e cobradores de 40 a 44 anos.

Para ter acesso à vacina, é necessário realizar cadastro no site da Prefeitura de Aracaju, preencher dados e anexar documentação. A vacinação de trabalhadores da Educação abrange profissionais que atuam em creches, pré-escolas e em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 40 e 59 anos. Motoristas e cobradores do transporte público também estão na faixa etária entre 40 e 59 anos. 

Esses profissionais podem se vacinar no drive-thru no Parque da Sementeira e no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas, das 8h às 17h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Adel Nunes, Hugo Gurgel, Santa Teresinha, Edézio Vieira de Melo, Manoel de Souza, das 8h às 16h.