Guarda Municipal discute otimização de sistemas de videomonitoramento com o Estado

Guarda Municipal
15/06/2021 11h20

Na segunda-feira, 14, uma comitiva da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) visitou o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) a convite do diretor da unidade, major Daniel Couto.

Participaram do encontro o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, além do coordenador do Núcleo de Registro e Análise de Informação (Nurai) e representantes do setor de Tecnologia da Informação da corporação.

De acordo com o major Daniel, o intuito do encontro foi estreitar laços e compartilhar informações relevantes principalmente em relação ao emprego do videomonitoramento na capital e de como a Guarda Municipal de Aracaju pode ser inserida em sistema gerido pelo Ministério da Justiça.

"É uma satisfação receber aqui os representantes da Guarda Municipal de Aracaju com o objetivo único de integrar, otimizar as tecnologias disponibilizadas, tanto pela Secretaria de EStado da Segurança Pública, como pelos órgãos operativos da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania da Prefeitura de Aracaju. Sobretudo no monitoramento e compartilhamento das câmeras que já existem, evitando-se a instalação das novas câmeras do Ciosp em locais já monitorados pela Guarda Municipal, objetivando uma capilaridade maior nesse videomonitoramento, que é uma ferramenta imprescindível no combate à criminalidade urbana. Pudemos apresentar à GMA e convidá-la para conhecer ferramentas e se inserir em sistemas geridos pelo Governo Federal em que há a possibilidade de inclusão das Guardas Municipais", destacou o major.

A visita técnica foi fundamental para a troca de experiências entre os órgãos, e abriu um leque de possibilidades para uma atuação cada vez mais integrada, respeitando-se os limites de atuação de cada instituição, como afirma o diretor geral da GMA.

"O mais importante dessa integração é a otimização dos recursos disponibilizados. No momento em que conhecemos o que o outro órgão tem disponível, economizamos recursos e otimizamos a eficiência daquela tecnologia disponibilizada. Sem falar na troca de conhecimento que é salutar para todos os órgãos de segurança pública, sejam eles municipais, estaduais ou federal", destaca Mendonça.

Ganhos para a população
A reunião serviu também para que o gestor do Ciosp pudesse conhecer mais detalhadamente o sistema de videomonitoramento operacionalizado pela Prefeitura de Aracaju, que conta, atualmente, com cerca de 2.700 câmeras, além de um centro de controle operacional que funciona 24 horas por dia e o monitoramento remoto realizado por tablets disponibilizados em todas as viaturas.

"A sociedade só tem a ganhar com essa somação de esforços entre os governos estadual e municipal, por meio do Ciosp e da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania através da Guarda Municipal. Há uma otimização das ações, de forma que cada um ocupa um espaço dentro da cidade, cobrindo uma área mais ampla, aumentando a eficiência e melhorando ainda mais os serviços prestados à população", afirmou o major Daniel.