Fundat potencializa empreendimento gastronômico a partir da formalização do negócio

Formação para o Trabalho
15/06/2021 15h40

A jovem Jessika Nayane Bomfim, 25, encontrou no empreendedorismo gastronômico uma forma de ter uma renda para ajudar nas despesas de casa durante a pandemia. Com a necessidade de pagar as contas, ela se arriscou em desenvolver um negócio familiar e com muito incentivo vem prosperando a cada dia. 
 
Segundo a empreendedora, para tornar o seu negócio mais profissional, ela buscou os serviços de apoio ao Microempreendedor Individual (Mei), oferecidos pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

“Apenas conhecia os serviços de capacitação de qualificação profissional e cadastramento de currículo da Fundat. Mas, quando abri o meu negócio, descobri que também é ofertado o serviço de formalização do microempreendedor individual", conta.
 
Jessika afirma que ter feito a formalização do Mei na Fundação foi muito importante para dar mais um passo no meu negócio. "O processo não teve burocracia, sendo simples e rápido. Além disso, possibilitou o cadastramento do empreendimento em aplicativos de delivery, dessa forma, o meu trabalho passa a ser mais conhecido pela população sergipana”, destaca.
 
A vivência com a gastronomia é algo que já vem de berço. A mãe dela é uma cozinheira de mão cheia e passou os ensinamentos para os filhos. Desde pequena, Jessika acompanhava a mãe em seu ambiente de trabalho, que é a cozinha. Apesar de a jovem empreendedora saber cozinhar desde muito cedo, ela decidiu não seguir o mesmo ramo da mãe. 

A trajetória profissional de Jessika é vasta e com experiência de trabalho em outros ramos. Formada na área de Logística, ela já trabalhou como garçonete em bar na praia e também em escritórios. Dessa vez, a empreendedora se deparou com o desemprego, mas decidiu apostar suas economias em um negócio gastronômico. 

O ponto de partida para ela adentrar nessa área foi o suporte dado por uma amiga, também empreendedora do segmento alimentício, que lhe oportunizou montar uma franquia da empresa de salgados que tem num município do interior Sergipano. A partir disso, a jovem decidiu desenvolver o seu negócio e transformá-lo em um empreendimento de sucesso. 
 
Formalização
O empreendedorismo oportuniza para as pessoas uma forma de concretizar sonhos e ter uma renda. Sabendo dos benefícios que o ato de empreender gera para as pessoas, a Fundat avança com ações e serviços que ajudam empreendedores desde o início até a etapa final dos seus negócios.
 
“É fundamental ver o crescimento dos empreendedores formalizados por aqui. O nosso intuito é continuar oferecendo esse apoio para estes negócios e para os novos que surgirem. A equipe da Fundação se disponibiliza para facilitar o atendimento a fim de que eles se tornem empreendedores de sucesso no segmento que escolherem”, afirma a presidente da Fundat, Edivaneide Lima.
 
Apoio familiar
Além do apoio da amiga e da Fundat, os familiares de Jessika também foram primordiais para o desenvolvimento e crescimento do negócio da jovem empreendedora. Segundo ela, o marido foi uma pessoa importante para dar apoio emocional e incentivá-la a se arriscar no empreendedorismo.
 
Já a mãe, cedeu um espaço em casa para que a filha pudesse trabalhar. A irmã, Layara Bomfim, 17, auxilia diariamente a empreendedora na cozinha e também na montagem de pedidos.
 
“A cozinha sempre foi uma das minhas paixões. Já tive experiência em trabalhar com comida em outro lugar. Então, ter essa oportunidade de trabalhar com a Jessika e acompanhar de perto o crescimento do empreendimento dela se torna gratificante”, diz Layara.

Abrindo portas
É pilotando o fogão ou melhor, a fritadeira, que Jessika e sua irmã estão ampliando a renda da família. O delivery de salgados está há apenas apenas três meses em funcionamento, mas já vem conquistando o público de São Cristóvão e também da capital. 

A partir das 14h, o cheiro dos mini salgados e churros incensam o ambiente de trabalho, a montagem dos pedidos é feita e o motoboy leva as delícias para o cliente saborear. Os produtos principais são os combos com coxinha, batata frita ou kibe.
 
Para diversificar a oferta, além das opções de salgados, Jessika comercializa churros de chocolate ou doce de leite como sobremesa. E assim a empreendedora vem colhendo os frutos do seu negócio aos poucos, mas a vontade é prosperar cada dia mais para que possa expandir a sua empresa. 

“Meus planos para um futuro breve é adquirir outra fritadeira para facilitar o fluxo do meu trabalho. O suporte de pessoas próximas e queridas que eu tive desde o início foi primordial para chegar até aqui. O empreendedorismo foi um meio que encontrei para ter uma renda e juntar isso com a gastronomia, que faz parte de mim desde a infância, se tornou algo realizável e prazeroso”, relata Jessika.