Prefeitura continua fiscalizando cumprimento de normas sanitárias em escolas

Saúde
15/07/2021 16h30

Com o retorno presencial das aulas na rede particular de ensino, a partir de 21 de julho, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu continuidade, nesta quinta-feira, 15, ao trabalho de fiscalização em escolas, visando garantir o cumprimento das normas de biossegurança preventivas à covid-19. 

De acordo com a gerente de Serviços de Interesse à Saúde da Rede de Vigilância Sanitária e Ambiental (Revisa), Andreza Messias Imidio, já foram vistoriadas 178 escolas particulares e 74 públicas.
 
“Além de apurar denúncias de infração dos protocolos sanitários, que geralmente são de aglomerações em salas de aula, como também de pessoas e alunos que testaram positivo e que não se afastaram das atividades”, explica.

Recomendações
Em casos de aluno ou funcionário, no retorno das aulas, com sintomas de síndrome gripal, a recomendação é encaminhar essas pessoas a fazer imediatamente o exame RT-PCR  para identificar se há contaminação pela covid-19. Nesses casos, toda a turma que teve contato é orientada a ir para casa e aguardar o resultado do exame.

Inspeções
“Durante as inspeções nas unidades, nossa equipe averigua se a escola possui o tapete sanitizante, se as carteiras, nas salas de aula, estão a um distanciamento mínimo de 1,5 metro a 2 metros; se as janelas estão abertas; e o ar condicionado desligado. Também é orientada a demarcação das carteiras para que os alunos não troquem de assento, o uso obrigatório da máscara dos alunos e funcionários, e a higienização das mãos com álcool em gel ou álcool 70%”, enfatiza.

Denúncia
A Vigilância Sanitária orienta e, quando fiscaliza as adequações necessárias, determina um prazo de retorno. Havendo o descumprimento das medidas nos estabelecimentos da capital, as denúncias podem ser realizadas junto à Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone 0800 729 3534, digitando a opção 7.