Casa de Ciência de Aracaju confirma chuva de meteoros na madrugada desta sexta, 30

Educação
27/07/2021 11h04

A  Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) confirmou que o fenômeno luminoso conhecido como chuva de meteoros poderá ser visto na madrugada do dia 30 de julho. São corpos celestes que entram na atmosfera terrestre e incendeiam-se em razão do choque com os gases atmosféricos.

Esse acontecimento, chamado de chuva de meteoros Delta Aquáridas, acontece na constelação de aquários e faz com que faíscas luminosas e de cores variadas apareçam no céu, sendo possível serem vistas a olho nu. Vinte e cinco meteoros por hora poderão ser observados a partir das 0h do dia 30, até o raiar do sol do dia seguinte.

O coordenador da CCTECA, Augusto Almeida, explica que a Terra passa por regiões onde estão restos de partículas deixadas, geralmente, por cometas. Esses corpos (meteoroides), ao entrarem em nossa atmosfera, se aquecem e produzem luz em várias cores (meteoros).
 
As luzes poderão ser observadas em qualquer ponto do país, a depender da latitude, sem que seja necessário o uso de binóculo ou telescópio. Augusto afirma, ainda, que as chuvas podem acontecer duas ou mais na mesma semana. "Esse fenômeno ocorre sempre e na maioria das vezes os meteoritos caem no mar e, se forem maiores, conseguem ser vistos ou ouvidos", ressalta.

A Casa da Ciência
Em funcionamento há 12 anos e localizada no Parque da Sementeira, a Casa de Ciência de Aracaju é um órgão da Secretaria da Educação de Aracaju, e tem sido de extrema importância para o conhecimento da Astronomia.

Apesar de estar fechada ao público desde o início da pandemia, o local vem funcionando internamente e promovendo estudos, palestras e lives para estudantes não só em Aracaju, mas em Sergipe e estados circunvizinhos.

Equipada com salas interativas e equipamentos modernos, a Casa da Ciência tem o planetário como grande atrativo, oferecendo uma experiência de imersão em conhecimento, simulando uma viagem na qual é possível observar a formação do universo, os planetas do sistema solar e suas características.