No terceiro dia de repescagem geral, Aracaju vacina mais 10.036 pessoas

Saúde
26/08/2021 21h30

Esta quinta-feira, 26, terceiro dia da repescagem geral para vacinação de toda a população adulta da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju vacinou 7.930 aracajuanos que ainda não tinham recebido a primeira dose. Teve continuidade, também, a aplicação da segunda dose, com 2.106 vacinados completando o ciclo de imunização, totalizando 10.036 doses administradas no dia.

No município, até o momento, já foram vacinados 441.055 com a primeira dose, o que representa 66,33% da população da capital. Se consideradas as pessoas acima de 18 anos, que são o público-alvo desta etapa do Plano Nacional de Imunização, o total de imunizados é de 85,82%.

Para receber a primeira dose, o público pode se dirigir a um dos cinco pontos fixos, das 8h às 16h. São eles: Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque e Shopping (Bairro Industrial); Estação Cidadania (Bugio); Universidade Tiradentes (Farolândia); e Uninassau (avenida Augusto Franco). É obrigatório apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência de Aracaju, em nome da pessoa ou dos pais, com validade dos últimos seis meses.

Também é possível ser imunizado nos drives-thrus da Sementeira e do 28 BC, mediante cadastro prévio no site da Prefeitura. 
 
Imunizados
Daniel Henrique Silva tomou sua dose no ponto fixo da Uninassau. “É muito importante vir tomar a vacina. Quem ainda não se vacinou, deve se vacinar o quanto antes para vencermos essa pandemia”, afirma.

Joeclécia Silva também foi imunizada hoje na Uinassau, pois não conseguiu se vacinar na data programada para sua idade. “Na vacinação da minha idade estava com sintomas, por isso não tomei na época. Estou muito feliz em conseguir tomar minha primeira dose”, disse.

Alexandre Ferreira foi imunizado na Universidade Tiradentes (Unit).  “A vacina é o único meio que temos para nos proteger dessa doença que já tirou tantas vidas. Por isso, aqueles que estão em dúvida, não pensem duas vezes, venham se vacinar”, destaca. 

Raquel Rocha recebeu a primeira dose na repescagem no posto montado na Estação Cidadania, no Bugio, e relatou a importância de seguir os protocolos. "Mesmo tomando a primeira dose, todos precisam continuar usando máscara, álcool e cumprindo o distanciamento social. Agora é esperar a segunda dose da vacina", falou.

Drive-thrus
Os dois drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores também estão vacinando com a primeira dose da Repescagem. Na Sementeira, o horário é estendido, das 8h às 19h, já o do 28º BC das 8h às 16h. Para esses locais, continua sendo necessário se cadastrar no portal "VacinAju" e aguardar liberação do código autorizativo.

Silmara Andreisyzim foi vacinada no drive da Sementeira, após cadastro validado. “Perdi a minha data regular por conta de uma cirurgia, e foi recomendado que só me vacinasse depois de 30 dias. Vi pelas redes sociais a orientação sobre como me cadastrar para a repescagem, preenchi o formulário, anexei os documentos e esperei o código validade”, contou após receber a vacina.

D2 de AstraZeneca e da Pfizer
Desde terça-feira, a SMS realiza uma nova antecipação de segunda dose (D2) de AstraZeneca e de Pfizer. Quem precisa receber a segunda dose até 4 de setembro pode procurar um dos pontos de vacinação. Já os pontos de D2 de AstraZeneca são: UBSs Santa Terezinha, Cândida Alves, Edézio Vieira de Melo, Hugo Gurgel, Augusto Franco,  Pio Décimo, das 8h às 16h; e drive do Parque da Sementeira, que funciona das 8h às 17h.

A D2 de Pfizer estará disponível em três pontos de vacinação: no drive do Parque da Sementeira (das 8h às 17h), no Externato São Francisco (Bairro Suíssa) e auditório Antônio Alves anexo à Escola presidente Vargas, das 8h às 16h. Para ser vacinado, basta levar o cartão de vacina comprovando que tomou a primeira dose, um documento com foto e CPF e um comprovante de residência de Aracaju no nome da pessoa que vai tomar a vacina.

Com a nova data, houve mudança nos pontos: o auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas passa a ser local de vacinação da segunda dose de Pfizer e a UBS Augusto Franco passa a atender pessoas que receberam AsraZeneca.

D2 de CoronaVac
A segunda dose de CoronaVac segue sendo ofertada no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas e na Unit (Farolândia) das 8h às 16h. Gestantes, puérperas e lactantes (com código) devem buscar primeira dose também no auditório.