Imunização avança com mais 7.414 aracajuanos vacinados nesta quinta-feira, 23

Agência Aracaju de Notícias
23/09/2021 21h10

Nesta quinta-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju vacinou mais 7.414 pessoas, sendo 1.446 adolescentes, 5.182 pessoas com agendamento da segunda dose, 498 idosos com a dose de reforço e 271 pessoas inseridas na repescagem. Com isso, a capital sergipana alcança 84% da população acima dos 12 anos imunizada com a primeira dose, totalizando 478.760 pessoas.

 
"No meu entendimento, todos devem tomar vacina, porque é a forma de ficarmos imunizados. Recomendo e peço, principalmente, que os jovens venham tomar a primeira dose. Depois que a população começou a tomar vacina, percebemos que só ela resolve essa situação", disse o aposentado José Custódio de Oliveira, de 72 anos, após tomar a terceira dose do imunizante contra a covid-19 no posto montado no campus da Uninassau, no bairro Siqueira Campos.
 
José Custódio é uma das centenas de pessoas que seguem, todos os dias, tomando tanto a primeira, a segunda ou a terceira dose do imunizante em pontos estratégicos montados pela Prefeitura de Aracaju, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SES).
 
O público alvo no momento são os adolescentes de 15 anos, sem comorbidades, além da aplicação da segunda dose para quem já tinha agendamento, bem como os adultos inseridos na repescagem que ainda não receberam a primeira dose do imunizante. O cronograma contempla ainda os idosos acima de 60 anos, incluindo aqueles que receberam a segunda dose até 10 de abril.
 
Consciência coletiva
Além do aposentado José Custódio, quem também se dirigiu ao posto montado na Uninassau foi José Monteiro de Farias, 52. Ele fez questão de levar sua filha, Vanessa Farias, 15, para tomar a primeira dose. Assim como o pai, a garota sabe da relevância da vacinação. "Estava ansiosa, mas agora estou mais aliviada. Acho importante a vacina".

Gustavo Freitas, 16, esteve na Uninassau, acompanhado do pai, Jackson Oliveira Santos, 48, e disse estar feliz. "Estou muito feliz, graças a Deus, de ter essa oportunidade que muitos não tiveram. Estou aliviado. E vou continuar usando máscara, álcool em gel", destacou o adolescente. "Já tomei a minha segunda dose e vamos continuar seguindo as normas para que os casos continuem baixando", completou o pai.
 
No posto montado na Faculdade Pio Décimo, José Erves dos Santos, 41, tomou a segunda dose. "Graças a Deus, o sentimento é de felicidade. Com todos esses problemas que estamos passando, conseguir tomar a vacina é uma felicidade, é muito gratificante não só para mim e minha família, mas para a sociedade", refletiu.
 
Andrea Matos Santos, 18, também concluiu seu esquema vacinal. "Vim aqui na Pio X para tomar a segunda dose. Estou me sentindo muito bem e é um alívio, embora o risco ainda seja alto de pegar a doença. A gente espera que os casos diminuam. Agora, é começar a aprender a conviver com ele (o vírus), e continuar a usar máscaras e respeitar o distanciamento social", relatou.
 
Saiba onde se vacinar
A imunização dos adolescentes de 15 anos prosseguirá até esta sexta-feira, 24, quando também continua a ser realizada a vacinação dos adolescentes de 16 e 17 anos, e a aplicação da dose de reforço dos idosos acima de 60 anos, incluindo aqueles que receberam a segunda dose até 10 de abril.

A vacina está sendo aplicada em sete pontos fixos, das 8h às 16h: Estação Cidadania (Bugio), UBS Santa Terezinha (Robalo), Shopping Riomar (Coroa do Meio), Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial), Universidade Tiradentes (Farolândia), Uninassau (avenida Augusto Franco) e Igreja Universal do Reino de Deus (próximo ao Terminal DIA), além do drive-trhu no Parque da Sementeira, das 8h às 17h.

Pessoas com a segunda dose de Pfizer prevista para até 15 de outubro estão se vacinando nos seguintes pontos: Unit (Farolândia), Estação Cidadania (Bugio), Uninassau (Avenida Augusto Franco), UBS Santa Terezinha (Robalo), Igreja Universal (próximo ao viaduto do DIA), Riomar Shopping (Coroa do Meio), Aracaju Parque Shopping (Industrial). Todos funcionando das 8h às 16h, além do drive da Sementeira, aberto até às 17h.

Já para quem recebeu AstraZeneca e a D2 está prevista para até 30 de setembro, a dose está disponível nos seguintes pontos: Externato São Francisco, UBSs Augusto Franco (Farolândia), Cândida Alves (Santo Antônio), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Roberto Paixão (17 de Março), Francisco Fonseca (18 do Forte), Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) e os drives da Sementeira e do 28 BC.

Os pontos de segunda dose de CoronaVac são Unit (Farolândia), Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos), Faculdade Pio Décimo (Avenida Tancredo Neves), Estação Cidadania (Bugio), UBSs Dona Jovem (Industrial), Carlos Fernandes de Melo (Lamarão) e Eunice Barbosa (Coqueiral).

A Prefeitura de Aracaju também mantém a repescagem para pessoas acima dos 18 anos que ainda não receberam a primeira dose. Desde a última terça, este grupo, composto por cerca de 40 mil pessoas, está recebendo o imunizante em dois locais: no auditório da Escola Presidente Vargas e na Faculdade Pio Décimo, das 8h às 16h. Gestantes, grávidas e puérperas adultas, que ainda não se vacinaram, também podem se vacinar no auditório.