Moradores do Bugio reconhecem importância do Estação Cidadania para a comunidade

Juventude e Esporte
28/09/2021 11h51

Desde a sua inauguração em agosto de 2020, o Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno tem ofertado aos moradores do bairro Bugio múltiplos serviços que envolvem esporte, inclusão social e saúde. Além das modalidades oferecidas para a população local, como atletismo, futebol, voleibol, basquete, ginástica e lutas marciais, o espaço tem sido local para a vacinação contra a covid-19.

Os moradores e comerciantes da região do Bugio reconhecem os serviços oferecidos pela Prefeitura de Aracaju no ginásio poliesportivo. De acordo com a comunidade, o espaço não apenas é responsável pela inclusão social no esporte, como também vem contribuindo para o crescimento e movimentação da economia local e a valorização de imóveis.

Rose Cleide, comerciante do entorno do ginásio, enfatiza a importância do espaço para a movimentação da economia local. "Sempre que tem atividade, muitos jovens aparecem por aqui e compram os salgadinhos do estabelecimento. A movimentação ficou muito boa desde a instalação", comenta.
 
Ela acredita que o Estação Cidadania é importante para as crianças mais pobres. "Nem todas as crianças têm condições de pagar uma aula de judô, por exemplo. Então dessa forma elas têm acesso ao esporte gratuitamente", enfatiza.

Para o advogado José Batista dos Santos o complexo esportivo tem sido importante para a população local. “Utilizei a estrutura do ginásio para tomar minha primeira dose da Pfizer contra o coronavírus e também participo da turma de futebol no campinho do Estação. Moro no Bugio há quase quarenta anos e é possível perceber que o ginásio também trouxe uma valorização dos imóveis que rodeiam o Estação Cidadania, o que contribui ainda mais para a economia da região”, explica.
 
Fomento ao esporte
O ginásio vem desempenhando o papel de promover práticas esportivas na comunidade. A iniciativa visa permitir a identificação de talentos e formação de atletas, atendendo a todas as faixas etárias, com o objetivo de garantir que o esporte alcance todo o público interessado.

Paulo Sérgio, motorista conhecido como Paulo Bahia nos arredores do Bugio, é praticante de futebol, e comenta sobre o uso do espaço. “Além de utilizar o espaço para praticar esporte, também recebi a vacina aqui. Esse lugar está agregando muitos benefícios à população do Bugio e, na minha opinião, foi a melhor coisa que a Prefeitura fez em prol da comunidade”, afirma. 

A autônoma Luiza Alves dos Santos conta que ela e seu filho utilizaram os serviços ofertados no Estação. “A estrutura é de alto nível e posso afirmar que contribuiu ainda mais com a minha saúde”, relata. 
 
Estrutura completa
Considerado um dos maiores complexos esportivos já construídos em Aracaju, o espaço também conta com pistas de atletismo e de salto a distância, parque infantil, vestiários, enfermaria e um campo de futebol em grama, resultado de um investimento de R$ 6 milhões.
 
Além de permitir um alcance social, o complexo construído e administrado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) promoveu uma transformação no bairro.

A aposentada Maria Edna, que faz funcional no Estação Cidadania, manifesta contentamento sobre a utilização do espaço. "Antes existia uma praça, que não era bem utilizada pelos moradores. Dar uma função social a este lugar foi, com certeza, um dos mais notáveis benefícios", aponta.

Para o secretário Sérgio Thiessen, da Sejesp, a inauguração do Estação Cidadania trouxe inúmeros benefícios aos moradores do bairro. “Neste momento, de forma especial, o ginásio está sendo um grande centro de vacinação, com cerca de mil pessoas sendo vacinadas diariamente. Além disso, também há uma grande adesão nas diversas modalidades das escolinhas de treinamento, mostrando a importância de se ter equipamentos disponíveis para a comunidade”, diz o gestor a respeito do ginásio que permite acesso aos esportes de forma gratuita, proporcionando uma infraestrutura moderna e completa e com acompanhamento de profissionais da área do esporte.

O coreógrafo Wilderardeys Pedro de Melo ressalta os benefícios que o Estação tem trazido para as pessoas. “A estrutura do espaço é completa e ninguém poderia imaginar que um dia teríamos em nossa comunidade uma pista de atletismo. Nós, moradores, só temos a agradecer ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, por promover o esporte em nosso bairro”, agradece.