Programa Saúde na Escola inicia ações com o retorno das aulas presenciais

Saúde
28/09/2021 10h50

Com a retorno das aulas presenciais da rede municipal, o Programa Saúde na Escola (PSE), executado pelas Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), retomou as atividades educacionais, sobretudo as que envolvem cuidados necessários durante a pandemia da covid-19. Nesta terça-feira, 28, as didáticas foram desenvolvidas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Etelvina Amália de Siqueira, no bairro Porto Dantas.

De acordo com a coordenadora do PSE, Aline Guimarães, o PSE elabora e executa ações com o objetivo de trabalhar a prevenção e a promoção à saúde, melhorando a qualidade de vida dos alunos. Atualmente, o programa contempla 72 escolas públicas em Aracaju.

“Iniciamos as ações no território, que estão sendo executadas pela Equipe de Saúde da Família e a equipe da escola. Planejamos tudo de acordo com a realidade de cada escola e com as demandas que estão sendo necessárias para o momento atual. Por isso, neste mês, estamos abordando atividades ligadas à prevenção da covid-19, realizando a avaliação antropométrica e trabalhando a educação na alimentação saudável, com foco na obesidade infantil, incentivando também a prática corporal, visto que muitas crianças devido ao isolamento ficaram sedentárias”, explica.

Aline relatou ainda que na preparação para a retomada das aulas, com recursos do Programa Saúde na Escola, foram adquiridos e distribuídos para as unidades de ensino diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, protetores faciais, porta-máscara e garrafas de água de uso individual.

Avaliação antropométrica
Segundo a enfermeira da Unidade Básica da Saúde (UBS) Eunice Barbosa, Deise Gomes, neste momento, está sendo feita uma avaliação nutricional das crianças, para verificar o peso e a altura, e destacar a importância da alimentação saudável para o desenvolvimento individual.

“Com estas ações, podemos alcançar importantes mudanças. A escola possui um espaço privilegiado, pois acompanha as diversas fases do desenvolvimento da criança, desde a primeira infância, que é a etapa em que começa a se moldar os hábitos alimentares que repercutirão por toda a vida. Reunimos as crianças para realizarmos a avaliação nutricional, vendo se temos casos de sobrepeso ou se elas estão abaixo do peso normal para a idade”, enfatiza.

A coordenadora da Emei Etelvina Amália de Siqueira, Patrícia Silva, afirmou também que a importância desta iniciativa é na aplicação das políticas públicas de forma integrativa. "Nossos alunos são atendidos, esclarecidos sobre os temas abordados, e se forem detectados problemas, são encaminhados para serem atendidos na UBS. Além disso, as escolas são realmente ótimos ambientes para as ações de educação alimentar e nutricional, pois aqui se configuram como um segundo espaço da criança depois da família”, afirma.