Mais de 2.500 aracajuanos foram vacinados nesta quinta-feira, 14

Agência Aracaju de Notícias
14/10/2021 20h00

A campanha de imunização da população contra a covid-19 continua acontecendo em Aracaju. Somente nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vacinou 2.513 pessoas, das quais 457 receberam a primeira dose, 1680 a segunda dose, e 376 a dose de reforço. Com mais esse quantitativo, a capital alcança a marca de 508.486 pessoas acima de 12 anos vacinadas contra o coronavírus, atingindo, assim, 89,22% da população.

O cronograma de vacinação, no momento, é direcionado à população adolescente com idade entre 12 e 17 anos, pessoas acima de 18 anos, gestantes, puérperas e lactantes, que ainda não buscaram a vacinação, além do adiantamento da segunda dose. Também está sendo aplicada a dose de reforço nos idosos com a segunda dose recebida até 15 de abril, além dos imunossuprimidos 40+ com segunda dose recebida há 28 dias, e profissionais de saúde vacinados com a segunda dose até 31 de março.

Carlos Henrique dos Santos, de 27 anos, é uma das centenas de pessoas que buscaram os postos de vacinação nesta quinta. No caso do Carlos, ele se dirigiu ao posto montado no auditório da escola municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, para tomar a segunda dose. "É importante para a saúde e recomendo a todos virem tomar", disse o jovem.
 
O cabeleireiro Sandoval Santos, 53, não teve dúvidas se iria ou não tomar a dose de reforço. "Certamente, escolhi vir tomar, porque a vacinação é muito importante para exterminar esse vírus, para a gente voltar à nossa vida normal, porque esse novo normal não é normal. E quem ainda não se vacinou, tenha um pouco de juízo e amor ao próximo", afirmou ele, externando sua satisfação.

No posto de vacinação montado no Aracaju Parque Shopping, bairro Industrial, Amanda Brito da Silva, 31, profissional de saúde, tomou sua dose de reforço. "Acho importante e necessário. Todos que têm direito, devem vir tomar. A única saída quanto à essa situação é a vacina. Sinto-me mais segura, agora. A vacina está aí para todos, venham tomar, seguindo todos os protocolos de segurança", recomendou a enfermeira.
 
A enfermeira Francilene Ferreira Santana, 41, reafirmou que a vacinação salva vidas. "Fico mais protegida para ir ao trabalho. Todos da minha família já tomaram", sintetizou.
 
Opinião semelhante tem a aposentada Giselda Sampaio Santos, 74, que se dirigiu ao Parque Shopping para tomar a terceira dose. "É muito importante tomar essa vacina, porque ainda tem muita gente morrendo e muitos ainda nem querem tomar a vacina, por causa de preconceito. Eu prefiro me prevenir para ter mais saúde. Estou na casa dos setenta e quatro e, se a gente estiver doente, quem vai cuidar dos nossos filhos e netos?", indagou ela.

Locais
Adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, que ainda não se vacinaram, podem receber sua primeira dose nos seguintes pontos fixos, que funcionam das 8h às 16h : UBS Augusto Franco (Farolândia), UBS Santa Terezinha (Robalo), UBS Roberto Paixão (17 de Março), UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), UBS Manoel de Souza (Sol Nascente), UBS Anália Pina (Almirante Tamandaré), Estação Cidadania (Bugio), Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos), Riomar Shopping (Coroa do Meio) e Aracaju Parque Shopping (Industrial). A vacinação desse público também estará disponível no drive do Parque da Sementeira, das 8h às 17h, mediante código de validação. Nos demais pontos, não é necessário apresentar código, bastando levar apenas documento de identificação com foto e CPF, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacinação, se tiver.

Repescagem 18+
A população adulta, a partir dos 18 anos (incluindo gestantes, puérperas e lactantes), que perdeu o prazo para receber sua primeira dose, pode buscar um dos seguintes pontos, das 8h às 16h: UBS Niceu Dantas (Zona de Expansão), UBS Antônio Alves (Atalaia), UBS Celso Daniel (Santa Maria), UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas), UBS Hugo Gurgel (Coroa do Meio), UBS Joaldo Barbosa (América), UBS Adel Nunes (América), UBS Maria do Céu (Centro), UBS Dona Jovem (Industrial), UBS Eunice Barbosa (Coqueiral), UBS José Machado de Souza (Santos Dumont) e UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário).

Não é necessário apresentar código, bastando levar apenas documento de identificação com foto e CPF, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacinação, se tiver. No caso das gestantes, puérperas e lactantes, também deve ser apresentado algum documento que comprove a condição de cada uma.

Antecipação D2 AstraZeneca
Pessoas com a segunda dose de AstraZeneca prevista para até 31 de outubro, já podem buscar um dos seguintes pontos de vacinação, no horário das 8h às 16h: UBS João Bezerra (Areia Branca), UBS Augusto Cesar Leite (Santa Tereza), UBS Osvaldo Leite (Santa Maria), UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo), UBS Fernando Sampaio (Castelo Branco), UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos), UBS Amélia Leite (Suíssa), UBS Cândida Alves (Santo Antônio), UBS Francisco Fonseca (18 do Forte), UBS Carlos Fernandes (Lamarão), UBS João Cardoso (José Conrado de Araújo) e UBS Carlos Hardmam (Soledade).

Também estarão aplicando a D2 desse imunizante, os drives do Parque da Sementeira e 28BC, das 8h às 17h. Não é necessário de código para a segunda dose, desde que a primeira tenha sido recebida na capital.

Segunda dose Pfizer
Aqueles que foram vacinados com a Pfizer e tem a segunda dose também prevista para até 31 de outubro, podem antecipar sua aplicação. A vacina estará disponível, das 8h às 16h, nos pontos: UBS Augusto Franco (Farolândia), UBS Santa Terezinha (Robalo), UBS Roberto Paixão (17 de Março), UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), UBS Manoel de Souza (Sol Nascente), UBS Anália Pina (Almirante Tamandaré), Estação Cidadania (Bugio), Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos), Riomar Shopping (Coroa do Meio) e Aracaju Parque Shopping (Industrial).

Nos drives da Sementeira e 28BC, a vacinação também será ofertada, funcionando das 8h às 17h.

D2 CoronaVac
Quem já cumpriu o intervalo necessário para a segunda dose de CoronaVac, deve buscar um dos pontos de vacinação e apresentar, além dos documentos pessoais, o cartão de vacinação onde a primeira dose foi registrada.

São pontos de D2 de CoronaVac, das 8h às 16h: UBS Niceu Dantas (Zona de Expansão), UBS Antônio Alves (Atalaia), UBS Celso Daniel (Santa Maria), UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas), UBS Hugo Gurgel (Coroa do Meio), UBS Joaldo Barbosa (América), UBS Adel Nunes (América), UBS Maria do Céu (Centro), UBS Dona Jovem (Industrial), UBS Eunice Barbosa (Coqueiral), UBS José Machado de Souza (Santos Dumont) e UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário).

Dose de reforço
Idosos com a segunda dose recebida até 15 de abril, imunossuprimidos 40+ com D2 recebida há 28 dias, e profissionais de saúde vacinados com a segunda dose até 31 de março, estão aptos a receber a dose de reforço.

Para recebê-las, é necessário ter sido vacinado em Aracaju e apresentar documento de identificação com foto e CPF, cartão de vacinação com as doses anteriores registradas e comprovante de residência de Aracaju. Os imunossuprimidos 40+ necessitam apresentar também relatório médico.

Pessoas vacinadas em outros municípios devem buscar o mesmo local para receber sua dose de reforço. Os vacinados em outro estado, necessitam se cadastrar no site do VacinAju, anexar os documentos necessários e consultar a mesma página para gerar o código de validação.