Participantes do projeto Semear Saberes visitam horta comunitária do Jardim Esperança

Assistência Social e Cidadania
26/10/2021 18h00

Cumprindo mais uma etapa do “Semear Saberes: Cultivar Esperança Para Colher Cidadania”, realizado em conjunto pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Pedro Averan, no bairro Industrial, e pelo Maria José de Meneses, no Coqueiral, os participantes do projeto visitaram a horta comunitária implantada na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) situada no Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa, na tarde desta última terça-feira, 26.

Gerido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, o projeto Semear Saberes visa a promoção do acesso à alimentação de qualidade e em quantidade suficiente com informações nutricionais sobre alimentação saudável para as famílias assistidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) ofertado nos Cras de Aracaju.

“Foi o momento da culminância, de conhecerem o espaço, saberem como funciona para estimular a participação deles em todos os processos. Daremos continuidades às ações e iremos criar uma horta comunitária dentro dos territórios para que os participantes possam fazer suas plantações para sua própria subsistência ou para a comercialização. No bairro Industrial, nos articulamos com a Legião da Boa Vontade (LBV) para que a horta possa ser executada dentro da LBV. A princípio, no Coqueiral, a horta será desenvolvida na própria unidade”, explicou a coordenadora do Cras Pedro Averan, Telma Maynart.

As atividades do projeto são desenvolvidas a partir de uma parceria entre a equipe da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) da Assistência Social de Aracaju, com nutricionistas, agrônomo e estagiários. O engenheiro agrônomo da pasta, Ivan Barreto, conduziu as famílias pela horta do Jardim Esperança, mostrando as plantações semeadas pelos participantes de outro projeto que coordena, o “Cultivando Cidadania”.

“Esse encontro é um intercâmbio que fazemos entre os usuários dos Cras para que as pessoas vivenciem a prática de perto para além das palestras e oficinas teóricas. Esse tipo de ação dá um novo sentido ao projeto, a comunidade se anima, eles trocam informações uns com os outros, conhecem os legumes, as hortaliças folhosas e sentem a textura. Uma nova experiência para reproduzirem na zona Norte”, destaca Ivan.

A cozinheira Lindinalva Fonseca é usuária do Cras do Coqueiral e ficou muito animada ao visitar o espaço verde do Jardim Esparança. “Amei a horta. Fiz até uns vídeos para mandar para as minhas colegas. É muito lindo. As meninas me convidaram para participar e aceitei. Todos nós podemos fazer isso para comer alimentos mais naturais, sem agrotóxicos”, relatou.

Usuária do Cras Maria José de Meneses, a também cozinheira Juliana Conceição já atuou em um restaurante e possui um pouco de conhecimento sobre os alimentos, por isso, se interessou em participar do Semear Saberes.

“Acho interessante. Sou uma pessoa que gosta de participar de ações como essas, criativas. Vi a oportunidade e me candidatei porque gosto de colocar a mão na massa, na natureza principalmente. Achei uma boa ideia. Gostei muito de conhecer a horta, uma experiência boa. Peguei uma muda de coentro e tomate que o agrônomo me deu. Já estou fazendo até a minha horta pequenininha no meu jardim, em casa, com as dicas que recebi do agrônomo e da nutricionista”, contou entusiasmada.

Receitas
Na ocasião, também foi distribuído pela equipe da GSAN um folheto contendo informações sobre receitas saudáveis com produtos que podem ser cultivados nas futuras hortas comunitárias da zona Norte, como farofa de folhas e talos, doce de mamão, bolo com a casca de batata doce, dentre outras.