Aracaju Mais Verde: Prefeitura atinge meta de plantio de 3.500 novas mudas

Meio Ambiente
28/10/2021 09h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), atingiu uma das metas do projeto Aracaju Mais Verde, de plantar 3.500 novas mudas em toda a capital até o fim deste ano. Esta ação de plantio, iniciada em agosto, foi custeada com recursos do Fundo de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, visa aumentar o índice de área verde da capital sergipana.


Para o secretário Municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, entregas como essas são sempre muito importantes. “É a concretização de todos os esforços dos servidores da Prefeitura, da Sema e daqueles envolvidos no processo, enfim, de todo o Município de Aracaju. Essa missão cumprida demonstra nosso compromisso com o Aracaju Mais Verde e com a possibilidade de uma cidade mais sustentável, que cuida de sua população e que busca entregar cada vez mais qualidade de vida”, avalia.

O coordenador do Horto Municipal de Aracaju, Vitor Melo, também expressou contentamento com o cumprimento da meta. “Estamos muito felizes, finalizando esse plantio das 3.500 novas árvores que vão embelezar e beneficiar nossa cidade, deixando-a mais verde. Por onde você passa em Aracaju tem árvore plantada pela Prefeitura”, afirmou.

Apesar da finalização dessa etapa, a Sema inicia o plantio de mais 2.000 novas mudas, desta vez, com recursos de emenda parlamentar viabilizados junto ao Ministério do Meio Ambiente. “Temos que continuar a reforçar o compromisso do município de Aracaju com a arborização e a melhoria das condições de vida e ambientais da cidade”, falou o secretário.

Para Lemos, é importante destacar a preocupação equilibrada dos órgãos municipais em plantar e cuidar. “Todas essas mudas serão monitoradas com cuidado por uma empresa, tendo seu crescimento acompanhado de perto e sua irrigação garantida. Com isso, trabalhamos no sentido de ter uma taxa maior de aproveitamento delas, de modo que o plantio seja um sucesso”, ressaltou o secretário.

Vitor Melo acredita que as 5.500 novas árvores em Aracaju proporcionarão um benefício enorme para a cidade, sobretudo no que se refere à arborização urbana e à qualidade de vida. O coordenador explicou que, em um futuro próximo, o resultado do plantio pode vir também por meio da diminuição da emissão de poluentes e das temperaturas elevadas em determinadas zonas da cidade.

“A essa ação se somam outras, a exemplo da distribuição de mudas pelo Carro da Árvore e pelo Horto Municipal, para que as pessoas também se conscientizem a partir desse movimento de plantio e plantem nas suas residências. É algo pensado para ser coordenado e integrado com toda a população”, destaca Alan Lemos.