Carro da Árvore distribui mudas no bairro Areia Branca e agrada moradores da região

Meio Ambiente
04/11/2021 15h05

Em mais uma ação do Carro da Árvore, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), distribuiu mudas de plantas medicinais, frutíferas e arbóreas para a população do bairro Areia Branca. A projeto integra o Planejamento Estratégico da gestão municipal e visa ampliar a arborização da cidade.

Segundo a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, esta é uma forma de sensibilizar todas as comunidades de Aracaju quanto à importância da preservação e do cuido com o meio ambiente.

“Queremos sair das instituições, das escolas e espaços públicos e chegar mesmo nas pessoas, com um produto muito simbólico e efetivo ambientalmente, que é a árvore. É ela que está presente na memória afetiva das pessoas e isso facilita todo o nosso trabalho”, explica.

O ator e funcionário público Paulo Santos avalia este projeto como fundamental para fortalecer o meio ambiente e tornar a cidade mais sustentável. “É primordial que os órgãos públicos possam viabilizar formas de termos um olhar diferente diante da natureza”, disse.

A coordenadora Raphaela salienta que, além desse olhar diferente que a ação pode proporcionar para os aracajuanos, o projeto também melhora as condições de vida da população. “Quando se aumenta o quantitativo de árvores, eleva-se, consequentemente, a qualidade de vida dos moradores da cidade. Então, ajudamos o meio ambiente, trabalhamos a questão da saúde pública, entre diversos outros fatores”, elucidou.

“O meio ambiente está precisando muito disso. Essa iniciativa, para pessoas que não têm condições de comprar uma muda, é muito prazerosa. É um trabalho que precisa ser feito continuamente, porque não só a população agradece, como o meio ambiente mais ainda”, disse a assistente administrativa Magna Silva.

Segundo Raphaella Ribeiro, a ideia é justamente essa. “Queremos estar, mensalmente, em cada bairro. Vamos fazer trabalhos de educação ambiental no bairro escolhido, durante o mês, reforçando-a com o Carro da Árvore. Então, é provável que nos próximos meses cheguemos com essa ação em outros bairros de Aracaju”, afirmou.