Comunidade do Jardim Indara reconhece benefícios da obra estruturante no loteamento

Obras e Urbanização
25/11/2021 09h00

“Primeiro eu agradeço a Deus, depois à Prefeitura de Aracaju pelo que fez pela gente, que andava na lama. Hoje nós temos dignidade”. O relato breve e emocionado da dona Deise Oliveira, moradora do loteamento Jardim Indara há 30 anos, revela um pouco da importância da presença do poder público municipal no bairro Dom Luciano.

Conviver com poeira no verão e lama durante o período chuvoso, sem pavimentação, esgotamento sanitário e recursos urbanos básicos, provoca diversos transtornos. Felizmente, com a obra de infraestrutura na localidade, inaugurada no dia 19, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, essa rotina mudou.

Agora, a população conta com ruas pavimentadas, com redes de drenagem e de esgoto. Os antigos problemas acabaram, e a população reconhece as melhorias, como a comerciante Maria de Lourdes Santos.
 
“Mudou em todos os sentidos. Os clientes evitavam comprar na minha mercearia por causa da lama, os carros quebravam também. Agora a gente tem razão de viver. A poeira aqui era terrível, entrava areia na casa inteira, mas não tem mais, fica tudo limpinho”, relata.

A professora Andréia Luiza dos Santos Silva usa bicicleta para se locomover no bairro, e elogia a intervenção da gestão municipal. “A gente tem mais facilidade para chegar no ambiente de trabalho, e chega mais limpo também. Fica muito mais seguro, com mais mobilidade”.

A obra
Executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a obra estruturante contemplou as ruas "E", "F", "H", "J", "L", "M","N", Maria Menezes e avenida Frei Augusto de Santana com pavimentação em paralelepípedo, implantação de redes de esgotamento sanitário e drenagem pluvial, acessibilidade e sinalização. Para isso, foram investidos R$ 4.264.478,33, em recursos conveniado pela Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal.

Além disso, de modo a complementar o projeto, a Prefeitura realizou intervenções no entorno do loteamento, como a pavimentação asfáltica das ruas Francisco de Assis, "A", "F", "H" e parte da rua "C".