Prefeitura prepara 200 mudas para plantio na Reserva Extrativista das Mangabeiras

Infraestrutura
01/12/2021 17h00

Atuando para assegurar a preservação ambiental, a resiliência da espécie e a subsistência para as atuais e futuras gerações da Comunidade Mangabeiras, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), repassou 200 mudas de mangabeiras à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). O ato ocorreu nesta quarta-feira, 1º, no Horto Municipal, localizado no Parque da Sementeira.

Este ato é parte importante da criação da Reserva Extrativista: significa o início do processo de recuperação do bioma naquela região, que foi degradada pela ação humana no local. Assim, a gestão municipal dá mais um passo para instituir um ambiente protegido e propício para o desenvolvimento da espécie, que beneficia toda uma cadeia produtiva dependente da cata da mangaba.
 
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, destaca as ações da gestão municipal para efetivar a criação da unidade de conservação.
 
“Essa é uma etapa de desenvolvimento dos passos que demos. Tivemos a ideia de criar a Reserva Extrativista, fizemos audiência pública, tem consulta pública com várias contribuições que estamos analisamos para absorver, com toda a transparência. Com a ocupação que houve na região, muitas áreas foram danificadas, e nós vamos recuperar. É para isso que estamos doando essa quantidade de mangabeiras. Elas vão passar por um manejo que aumenta sua resistência, para que finalmente sejam plantadas na reserva”, explicou o gestor.

Este processo de transição é conhecido como rustificação, e consiste em um cuidado que objetiva garantir que a espécie consiga se adaptar a um ambiente natural, rústico, uma vez que são desenvolvidas, inicialmente, em condições mais controladas. Depois de atingirem altura e resistência maiores, serão levadas ao local da reserva. A expectativa é de que o plantio seja realizado nos primeiros meses do ano que vem.

De acordo com a diretora de Habitação da Emurb, Tereza Cristina Góes, aliar a preservação ambiental à garantia de habitação para a comunidade é estratégica. "Desde o início, o Município sempre esteve ao lado da preservação das mangabeiras. Decidimos estudar mais, para cuidar dessa espécie, e o replantio vai ser bom para a sociedade e para o meio ambiente. A unidade vai ser como um pulmão para o bairro Santa Maria, e isso é de fundamental importância, é um trabalho inteligente".
 
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, a reserva é um símbolo importante da preservação ambiental em Aracaju. “A implantação da unidade de conservação é um passo importante para proteger um ativo ambiental da cidade. A reserva extrativista terá restrições enormes, para proteção, e se destina fundamentalmente ao usufruto econômico das populações que habitam em torno ou na própria reserva. Ali, estamos preservando a condição de vida de famílias que são catadoras de mangabas e vamos fazer isso com muito mais participação do poder público, com a criação do Comitê Gestor, baseado em um Plano de Manejo para orientar a melhor forma de utilização sustentável, com proteção, para que as pessoas possam avançar na sua atividade”, explica.

Profissionais da Sema checarão as condições fitossanitárias das plantas, para identificar uma possível incidência de doenças ou pragas. Caso este tipo de problema seja identificado, as mudas serão tratadas e assim que recuperadas, levadas novamente às estufas do horto.
 
Haverá, também, avaliação de condições nutricionais, irrigação diária e controle de ervas daninhas e pragas. Essas mudas vêm do município de Estância, que possui muitas mangabeiras em sua região litorânea.
 
A Seminfra se comprometeu a adquirir espécies para recompor as áreas que foram degradadas na reserva extrativista, caso os estudos realizados da Sema no local apontem necessidade maior de reposição.