Prefeitura concluiu programação natalina do Criança Feliz com espetáculo na Sementeira

Assistência Social e Cidadania
13/12/2021 22h49

A alegria e os olhares curiosos não esconderam a ansiedade dos usuários assistidos pelos equipamentos socioassistenciais da Prefeitura de Aracaju, geridos pela Secretaria Municipal da Assistência Social, que participarem do encerramento da programação natalina do Programa Criança Feliz (PCF), na noite desta segunda-feira, 13, a qual contou com o espetáculo teatral “Fábrica Encantada do Papai Noel”, encenado no Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, no bairro Jardins.

O evento contou com a presença da vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza, e dos usuários acolhidos em abrigos permanentes e emergenciais, unidades de atendimento às pessoas com deficiência e população em situação de rua, além das crianças assistidas pelo Programa.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, o Natal deste ano para esse público não poderia ser diferente. "Desde a semana passada, nossos usuários visitam as decorações natalinas da nossa cidade. Hoje, contamos com apresentações natalinas com encenações teatrais, cultura, música e arte. Em todas as datas comemorativas, ressalvado o período da pandemia, realizamos ações como essas para fortalecer os vínculos familiares e comunitários garantindo o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social às políticas públicas”, destacou.

O Criança Feliz, programa do Ministério da Cidadania, recebeu a adesão da Prefeitura de Aracaju em 2018, e passou a ser gerido na capital sergpiana pela Secretaria Municipal da Assistência Social. De acordo com a secretária-adjunta da pasta, Selma França, as atividades natalinas do Programa foram dividas em três etapas, com visitas às decorações do Natal Iluminado na praça Fausto Cardoso, no Centro, Parque da Sementeira e Orla da Atalaia, no bairro Atalaia.

“Atualmente, atendemos 100 crianças de zero a três anos de idade em situação de vulnerabilidade social do bairro Santa Maria. É um Programa que não trabalha somente a criança, mas acima de tudo, o vínculo familiar fortalecendo os laços entre pais e filhos. Em nosso reencontro sinto apenas gratidão porque em cada olhar, em cada mãe, enxergamos a felicidade. A relação entre nossa equipe, composta por visitadoras, supervisora e nós, que estamos à frente, com os pais só se fortalece e enriquece o nosso Programa’, explicou.

Lazer
Entre um passeio e outro, as crianças e os usuários das unidades da Assistência Social da capital sergipana também tiveram a oportunidade de conferir os enfeites instalados nas avenidas da cidade. A dona de casa Juliclecia Silva, mãe do pequeno Jonathan, de três anos de idade e assistido pelo Programa há um ano, conta que o filho ficou ansioso para que o momento chegasse.

“Procuramos participar de todas as atividades, ele se diverte muito, estava muito agoniado para passear mais uma vez. Durante a pandemia, ficamos em casa, sem poder visitar as meninas. As visitadoras falavam com ele pelo celular, mas ele não gostava, queria mesmo estar no Cras. É um momento maravilhoso”, falou.

A aposentada Ana Lúcia Santos mora no bairro Santa Maria e possui deficiência visual. Assistida pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia) há oito anos, ela integrou o grupo de 12 pessoas com deficiência que a unidade levou ao Parque da Sementeira para prestigiar o evento.

“Estava sentindo muita falta das cuidadoras porque o Centro Dia é minha segunda casa. Me sinto tão bem quando estou lá. Sou outra pessoa. Estar aqui é maravilhoso, sentir a emoção do Natal é mágico”, contou.

A usuária Joicecleia Barreto, do abrigo emergencial instalado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Freitas Brandão, situado no bairro Suíssa, estava acompanhada de sua filha e aprovou a noite especial proporcionada pela Prefeitura de Aracaju.

“Estou achando ótimo. Nós não temos condições de trazer nossos filhos para participar de eventos como esse, porém, o abrigo proporciona esses momentos para nós. Com a pandemia, todos da minha família ficaram desempregados e não tive condições de levar minha filha para passear. É enriquecedor. Já tirei várias fotos”, disse.

Parceiros
Para realizar esta programação, o Município contou com a parceria da Viação Atalaia Transportes, que se somou aos três dias de ação disponibilizando ônibus ornamentados para o transporte de crianças e seus familiares aos locais; e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) e Energisa, parceiras do projeto Natal Iluminado.