Prefeitura assegura manutenção diária às 3.500 mudas plantadas este ano na cidade

Meio Ambiente
17/12/2021 17h00

A Prefeitura de Aracaju realiza a manutenção diária das 3.500 mudas plantadas pela administração municipal na capital sergipana no segundo semestre deste ano. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e executada por uma empresa especializada, visa evitar a perda de mudas e ajudar no seu desenvolvimento em uma fase primordial para a adaptação ao local onde foi plantada.

Segundo o coordenador do Horto Florestal de Aracaju, Vitor Melo, a manutenção foca nos movimentos de coroamento, ou seja, o controle e a retirada de plantas invasoras; adubação de cobertura, feita para potencializar o desenvolvimento da planta; verificação do tutor, uma madeira colocada ao lado da planta para que ela cresça de forma retilínea; e, não menos importante, a irrigação.

Para o coordenador, essa manutenção é algo de suma importância para o desenvolvimento das mudas. "Quando se faz o controle de ervas daninhas, por exemplo, você diminui a concorrência por água e por nutrientes no solo. A adubação de cobertura é importante para a formação da parte aérea da planta e a irrigação contribui muito para a sobrevivência da planta", explica Vitor Melo.

A empresa contratada para a realização dos serviços de plantio realizará este trabalho até o fim de março deste ano. “Essa manutenção é necessária pelo fato de que fizemos no plantio a limpeza da área onde a planta está ficando e colocamos seu tutor. Porém, com o tempo, o mato pode tomar essa área, abafando a raiz da planta, ou o tutor pode ficar torto. Então essa manutenção precisa ser constante para que não haja nenhum problema no desenvolvimento da muda”, conta o representante da empresa contratada, João Paulo Silva.

De acordo com João, há um roteiro específico para a realização das manutenções. “Primeiro, deslocamos o pessoal para o local onde estão as mudas. Então, é feito todo o levantamento de mudas. Para aquelas que estão mortas ou com deficiência de nutrientes, a abertura da bacia é refeita para ajudar na hidratação da planta. Fazemos também o reajuste dos tutores e a amarração, pois em alguns casos o barbante se rompe com o crescimento da muda ou por causa do vento. Então, colocamos uma nova amarração. Após isso é feita a adubação”, explica.

Segundo ele, é por meio das manutenções que é possível identificar “uma deficiência pontual das plantas ou de cada espécie, para tratar de maneira efetiva e mais rápida com a adubação, seja ela orgânica ou química. "A manutenção traz a equipe para perto da realidade da planta, para o que está acontecendo com ela em campo e isso contribui para saber quais são as medidas que deverão ser adotadas para minimizar ou até sanar a perda de mudas”, avalia.