Prefeitura e Futebol de Rua pela Educação promovem colônia de férias

Juventude e Esporte
21/01/2022 14h01

De modo a aproveitar o período das férias escolares de verão, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), organizou uma colônia de férias a partir do projeto Futebol de Rua pela Educação, implementado na capital segipana no ano passado.
 
A iniciativa, realizada desde o dia 11 deste mês, tem como objetivo principal manter o ritmo das atividades exercidas durante o projeto, e as crianças em movimento com atividades esportivas e culturais durante o período de recesso. 
 
Inicialmente, a previsão era que ocorresse durante todas as terças-feiras até o dia primeiro de fevereiro. No entanto, a Instituição Futebol de Rua pela Educação decidiu suspender a colônia de férias em seu modo presencial, devido ao aumento do número de casos de covid-19 no estado. Desta forma, o projeto aconteceu de forma presencial somente nos dias 11 e 18 de janeiro.
 
Nestes dias, as atividades foram realizadas durante o período da manhã, na Escola Municipal Dom José Vicente Távora, localizada no bairro Industrial, envolvendo as crianças beneficiadas pelo projeto. 
 
“Mesmo no período das férias é de suma importância que a criança permaneça ativa. O projeto Futebol de Rua ter continuado foi fundamental para as crianças, pois proporcionou momentos de alegria, descontração e integração com atividades esportivas e lazer”, declara Juliana Oliveira, coordenadora do projeto na Sejesp.
 
Atividades
Como a suspensão da colônia de férias, algumas atividades previstas na programação não foram realizadas, a exemplo da Copa FDR Aracaju. No entanto, o Cine FDR - com filmes voltados ao esporte e inclusão -, e os Jogos FDR - com provas de passa ou repassa, corrida de saco, caça ao tesouro, tiro ao alvo e bingo dos valores - foram realizados nos dias de encontro presencial. Os principais objetivos da realização desta colônia de férias são animar, distrair e ensinar as crianças sobre valores essenciais para o ser humano.

“A colônia de férias do Projeto Futebol de Rua é mais uma atividade proporcionada pela escola para que os alunos, no período de férias, possam ter esse momento de interação e socialização em um ambiente seguro”, disse Silvia Falcão, diretora da escola sede, a Emef Dom José Vicente Távora.

Para Eliatriz Almeida, professora e gerente do projeto Futebol de Rua pela Educação, o principal fruto colhido pelo projeto é ver, diariamente, "que todos os valores que trabalhamos com os alunos estão sendo aplicados em seu cotidiano, como a gratidão, educação, empatia, respeito e diversos outros". "De maneira que todos ao seu redor notam as mudanças comportamentais dos inseridos no projeto”, frisa.

Precaução contra covid-19
Na tarde desta sexta-feira, 21, uma reunião emergencial com os coordenadores do Projeto Futebol de Rua pela Educação definiu que, durante os próximos dias da Colônia de Férias, as oficinas do projeto serão realizadas de forma remota, até o início das aulas escolares. A decisão partiu da observação da equipe ao quadro de aumento nos números de casos de covid-19, e visa garantir a segurança dos alunos e professores. 

Diante disso, as professoras responsáveis organizaram, imediatamente, blocos de atividades/dinâmicas/jogos e brincadeiras da Colônia de Férias. As atividades serão impressas para que possam ser distribuídas e entregues aos responsáveis pelos alunos participantes do projeto já na próxima semana. Para garantir o sucesso da Colônia de Férias de maneira remota, as professoras acompanharão as crianças para que possam se certificar de que estejam cumprindo com as atividades. 
 
O Projeto
O projeto Futebol de Rua pela Educação, iniciado em setembro de 2021 em Aracaju, é fruto da parceria com o Instituto Futebol de Rua, uma iniciativa sem fins lucrativos sediada em Curitiba/PR que, desde seu início, em 2006, trabalha buscando a inclusão esportiva, cultural e social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em Aracaju, as Secretarias Municipais da Juventude e do Esporte (Sejesp) e da Educação (Semed) são responsáveis por coordenar o projeto. O projeto só é possível de acontecer devido a uma parceria com a Empresa DEXCO, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.