Escola de Governo de Aracaju realiza palestra sobre sistema eSocial

Planejamento e Orçamento
09/02/2022 16h20

A Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), promoveu nesta quarta-feira, 9, uma palestra sobre o eSocial para servidores da Prefeitura de Aracaju. O encontro, realizado de forma híbrida, contou com a participação presencial e online de mais de 60 servidores.

O eSocial é uma plataforma do Governo Federal para dar mais segurança e transparência às relações entre empregadores e empregados quanto ao cumprimento de direitos. Em janeiro, a Seplog realizou um evento sobre a plataforma, contando com a participação de técnicos de todas as equipes de Recursos Humanos (RH) e de Diretorias Administrativa Financeira (DAFs) da Prefeitura, além de representantes da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e das prefeituras de Lagarto, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

Para a coordenadora pedagógica da Esgap, Monike Barbosa, o encontro foi importante como mais uma maneira para disseminar a utilização da ferramenta dentro da administração municipal. "A palestra serviu para sanar dúvidas de servidores que estão ou irão começar a trabalhar diretamente com o sistema eSocial", afirmou.

A palestrante Vanilúcia Santos, especialista em Rotinas e Cálculos Trabalhistas, participou através de videochamada e explicou alguns aspectos técnicos da plataforma e tirou dúvidas dos participantes. "Temos uma gama de informações importantes para os órgãos públicos, que são o quarto e último grupo a aderir ao eSocial. É uma temática relevante para todos, e vi que os servidores estavam muito interessados com o assunto", comentou.

Presencialmente, estiveram presentes servidores da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), além de funcionários de diversos órgãos e secretarias municipais participando online. "Esse momento é importante para o dia a dia do nosso trabalho, para que possamos nos capacitar ainda mais para prestar um bom serviço à nossa comunidade", avaliou o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Arnaldo Almeida.