Síndromes gripais: Prefeitura já realizou mais de 9 mil atendimentos aos finais de semana

Saúde
18/02/2022 09h53

Somente este ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já realizou 9.090 atendimentos aos finais de semana para pacientes com síndromes gripais. No próximo final de semana, dias 19 e 20, o Município disponibilizará quatro estabelecimentos de saúde para pessoas residentes em Aracaju que apresentarem sintomas gripais.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Evelyn Lobo, estarão disponíveis para esse tipo de atendimento a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândida Alves, no Santo Antônio, das 7h às 19h (recepcionando e realizando coleta até às 18h); o Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, no bairro Coroa do Meio, das 7h às 19h (recepcionando e realizando coleta até às 18h); e os hospitais municipais Desembargador Fernando Franco (Zona Sul) e Dr. Nestor Piva (Zona Norte), em regime de plantão 24 horas, destinados a casos mais graves.
 
“Na UBS, os usuários passam pela testagem de covid-19 e seguem para a triagem com a equipe de enfermagem. Caso seja necessário será encaminhado para avaliação médica e a retirada de medicamentos para a continuidade do tratamento em casa. A UBS Augusto Franco, que estava realizando testagem nos outros fins de semana anteriores, por enquanto não realizará mais esse tipo de procedimento. Neste sábado, especificamente, ela apenas vacinará contra a covid, no Dia D da Família”, explica Evelyn.

Centro de Atendimento
O Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal está localizado na rua Josué de Carvalho Cunha, ao lado do Cras Benjamim Alves Carvalho, no bairro Coroa do Meio, e funciona todos os dias com os serviços de triagem de enfermagem e consultas médicas, testagem para detecção da covid-19, dispensação de medicamentos e leitos de observação.

Para os casos mais graves que procurarem o novo Centro, será providenciada transferência de forma prioritária para uma das unidades de urgência da rede municipal de saúde.